Escoliose Infantil: A importância de um diagnóstico precoce; ouça
Paulo Koury foi o convidado do Canal Saúde desta sexta-feira (01)
A escoliose infantil é um desvio na coluna vertebral que, ao longo do tempo, pode prejudicar a criança em suas atividades cotidianas, causando dor e desconforto. Quanto antes a condição for diagnosticada, maiores são as chances de sucesso no tratamento.
Para falar sobre o assunto, Jota Batista conversou no Canal Saúde desta sexta-feira (01), na Rádio Folha 96,7 FM, com o fisioterapeuta Paulo Koury, professor de anatomia e neuroanatomia.
O Fisioterapeuta explicou os 3 tipos de escoliose que atingem às crianças.
A escoliose infantil é uma doença que pode ser dos tipos hereditária (trazida pelos pais), congênita (a pessoa já nasce com ela), e a mais comum entre as três a idiopática que tem causa indefinida, atingindo na maioria dos casos as crianças do sexo masculino, de 7 a 10 anos, que pode vir a ter o desvio postural, causando até dor em casos mais graves” afirmou o professor de anatomias e neuroanatomia.
Paulo Koury alertou para os casos que precisam de cirurgia e a ação da fisioterapia.
A fisioterapia, ela pode ser acionada a partir da escoliose com 20° à 45°, onde o tratamento com um/uma fisioterapeuta é cientificamente eficaz. A partir dos 45°, a cirurgia é o mais indicado. Porém, é sempre importante a avaliação com uma equipe multidisciplinar onde o profissional de saúde vai orientar para a melhor resolução do caso” - afirmou o convidado do Canal Saúde desta sexta-feira.
Você pode ouvir a entrevista através do player abaixo: