FENEARTE

Fenearte tem espaço para evitar trabalho infantil de filhos de ambulantes

Na Fenearte, o Espaço Cidadania, da Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco, proteje do trabalho infantil filhos de ambulantes ao redor da feira

Espaço Cidadania para crianças de ambulantes na FenearteEspaço Cidadania para crianças de ambulantes na Fenearte - Foto: Pedro Ribeiro/SCJ-PE

Com o objetivo de combater a exploração do trabalho infantil, durante a 24ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), a Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco, leva para a Feira o Espaço Cidadania, projeto de proteção com capacidade para receber diariamente 100 crianças e adolescentes entre 4 e 13 anos expostos ao trabalho infantil nas ruas ao redor do Centro de Convenções de Pernambuco.

A estrutura ficará localizada na parte superior do Centro de Convenções, em frente ao Teatro Guararapes, durante todos os dias de feira (03 a 14 de julho). O equipamento funcionará das 14h às 22h30, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 22h30, nos finais de semana. Contará com um ambiente acolhedor, incluindo brinquedos e materiais pedagógicos.

"Por mais que alguns pais achem natural, o trabalho infantil compromete o desenvolvimento físico e emocional das crianças, além de expô-las à situações de risco e vulnerabilidade. O Espaço Cidadania funcionará justamente para que eles possam ser crianças e jovens, enquanto os adultos estão provendo o sustento da família”, acrescentou o secretário da Criança e Juventude, Ismênio Bezerra.

Cerca de 125 profissionais trabalharão na sensibilização dos pais e responsáveis ambulantes para que deixem seus filhos no Espaço de Proteção enquanto trabalham, além de realizarem o acolhimento e cuidado das crianças e adolescentes. O espaço oferecerá alimentação diária para as crianças e adolescentes: lanche a partir das 15h e jantar a partir das 18h. Aos finais de semana, o almoço será servido a partir das 12h.

A Secretaria Estadual de Cultura promoverá diariamente apresentações culturais às 17h no espaço. Nos dias 11 e 12, das 15h às 17h, serão oferecidas oficinas com a temática "Explorando e Criando o Som" pelo Instituto Conceição Moura. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a CPRH realizarão atividades com foco na preservação do meio ambiente.

 

Veja também

Abertas as inscrições de cursos gratuitos para inclusão de pessoas surdas no mercado cultural
CURSOS GRATUITOS

Abertas as inscrições de cursos gratuitos para inclusão de pessoas surdas no mercado cultural

Quer dormir melhor? Foque na alimentação
SONO

Quer dormir melhor? Foque na alimentação

Newsletter