Logo Folha de Pernambuco

CANAL SAÚDE

Fogos de artifício no São João são um problema para autistas; ouça

Psicopedagogo da dicas de como prevenir crianças do barulho de fogos de artificio no São João

Foto: Pixabay

Com o São João chegando, muitas famílias com crianças autistas ficam preocupadas com o barulho dos fogos que, normalmente, incomoda muito. Tanto a criança pode ter hiposensibilidade, que é aquela sensibilidade abaixo da média; quanto hipersensibilidade que é aquela acima da média.

Para falar sobre o assunto, o âncora da Rádio Folha 96,7 FM, Jota Batista, conversou com o psicopedagogo, Victor Eustáquio, sócio-fundador da clínicar Somar.

A tradição junina dos fogos de artifício, está cada vez mais em pauta. E o que está em jogo, é o incômodo causado pelos barulhos dos fogos, podendo causar consequências prejudiciais, principalmente para as pessoas com espectro autista.

Victor Eustáquio explicou como o aumento na utilização dos fogos nesse período, afeta as crianças com espectro autista:

Quando as crianças autistas apresentam a sensibilidade acima da média (hipersensibilidade), traz um transtorno comportamental para elas. Esses estímulos auditivos, visuais, táteis, acima da média, faz com que muita das vezes elas não consigam controlar essa nova ação.

O psicopedagogo, deu algumas dicas de curto prazo para sensibilizar as pessoas que vão utilizar os fogos no período junino:

Por exemplo, existe o abafador que diminui bastante o ruído para as crianças. Se a criança utiliza o abafador muito tempo na criança o organismo vai desenvolver uma sensibilidade a mais, por isso tem que se tomar muito cuidado a médio-longo prazo. Outra opção para a família é a aprendizagem respondente, ou seja, pegar festas juninas e colocar na televisão de casa com o som mais alto, e associar esse momento com brincadeiras, afirmou  Victor Eustáquio.

O quadro Canal Saúde vai ao ar de segunda à sexta às 12h30 na dial 96,7 FM, pelo canal do YouTube da Folha de Pernambuco ou através do Facebook da Rádio Folha 96,7 FM.

Você também pode acompanhar a entrevista na íntegra, a qualquer momento, pelos podcasts da Folha de Pernambuco no Deezer, Soundcloud ou Spotify.

Ouça agora acessando o player abaixo:
 

 

Veja também

Newsletter