Radiodifusão

Folha FM lembra Dia Estadual do Rádio

A proposta da homenagem, que acontece há dois anos, nasceu da Asserpe, que encampou a luta pelo resgate da história do rádio no Brasil

Foto: divulgação Asserpe

A partir do reconhecimento pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) do Dia Estadual do Rádio, o 6 de abril é a data mais importante da radiodifusão, quando se comemora o pioneirismo do rádio pernambucano no Brasil, com o reconhecimento de que ocorreu em Pernambuco a primeira transmissão de rádio realizada no País. A data começou a ser comemorada desde o ano passado. O Presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, promulgou a Lei nº16.241, de autoria do Deputado Clodoaldo Magalhães (PSB-PE), que institui o Dia Estadual do Rádio. A proposta nasceu da Asserpe - Associação das Emissoras de Rádio e TV de Pernambuco, como forma de ter uma data que marque o nascimento do veículo no país. A data relembra a primeira transmissão pelas ondas do rádio registrada no Brasil, feita no Recife, em 1919, pela Rádio Clube de Pernambuco.

Em entrevista à âncora da Rádio Folha 96.7 FM, Patrícia Breda, o presidente da Asserpe, Nill Junior, ressaltou a importância dessa data para a radiodifusão, enaltecendo a qualidade do radio como o veículo mais afetivo do mundo e “é um camaleão, que a todo momento ele se transforma, diante das novas tecnologias. Durante a pandemia, o rádio salvou muita vida, combatendo as fake news, estimulando o uso da máscara e das vacinas. Se agregando às redes sociais, o rádio foi o veículo que mais rapidamente se adaptou ao não presencial, e desempenhou grande papel na pandemia.”

História

Enquanto a Rádio Clube fazia sua primeira transmissão em 6 de abril de 1919, só em 1922 a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que é, até então, considerada a pioneira, fazia sua primeira transmissão oficial. Foi exatamente no dia 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência do país, com a transmissão, à distancia e sem fios, da fala  do presidente Epitácio Pessoa. Mas a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, tendo à frente o médico Roquete Pinto, só começou a operar, no entanto, em 30 de abril de 1923.

“Apesar da contribuição indiscutível de Roquette Pinto ao meio, a história é contada e provada: o rádio nasceu antes em Pernambuco. A promulgação da Alepe representa, portanto, um resgate da história da radiodifusão pernambucana.” Enfatisa o presidente da Asserpe, Nill Junior, argumentando que o rádio nasceu no Brasil, aqui em Recife no dia  06 de abril de 1919, e o extinto “Jornal do Recife” noticiava: "Consoante convocação anterior, realizou-se ontem na Escola Superior de Electricidade, a fundação do Rádio Clube, sob os auspícios de uma plêiade de moços que se dedicam ao estudo da electricidade e da telegrafia sem fio. Ninguém desconhece a utilidade e proveito dessa agremiação, a primeira do gênero fundada no País." Era o marco inicial de uma conquista de nomes como o radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira. A Rádio Clube foi a pioneira em função de ter feito a primeira transmissão oficial, em um estúdio improvisado na Ponte d'Uchoa, no Recife. Em fevereiro de 1923, a Rádio Clube de Pernambuco passou a operar com um transmissor de 10W, tendo sua abrangência aumentada para toda a área do Recife. 

Veja também

Camará Shopping promove feira de adoção de cães e gatos
ADOÇÃO

Camará Shopping promove feira de adoção de cães e gatos

Tosse persistente depois de uma gripe: quando devo me preocupar?
TOSSE

Tosse persistente depois de uma gripe: quando devo me preocupar?

Newsletter