Fraturas ósseas acontecem com mais frequência em idosos, afirma especialista
Quem esclarece e orienta sobre o tema é o ortopedista Lucas Melo, no Canal Saúde desta quinta-feira (15)
Com o envelhecimento natural, os ossos se tornam mais porosos e a tendência é fraturá-los com mais facilidade. Nos idosos, existem as fraturas resultantes de patologias, como a osteoporose, por exemplo, que podem ser tratadas de diversas formas. Para falar sobre o assunto, o apresentador Jota Batista entrevistou o ortopedista Lucas Melo, especialista em coluna e tratamento da dor, no Canal Saúde desta quinta-feira (15), transmitido pela Rádio Folha 96,7 FM.
Segundo o médico, problemas nos ossos chegarão para todos os idosos com o passar do tempo, porque estão relacionados ao envelhecimento natural do corpo.
Problemas como artrose e osteoporose são como cabelos brancos que nascem na gente. Vai acontecer com todo mundo. Não há como evitar, mas há como conviver melhor com essas patologias, que é se alimentando melhor, se exercitando regularmente, tomando sol para receber vitamina D e acompanhar a situação com ortopedistas. Resumindo, levar a vida de uma maneira saudável”, explica.
Fraturas causadas por osteoporose, de acordo com o médico, são muito frequentes e acontecem com mais facilidade.
Pode ser, desde uma simples queda ao solo, como até um paciente estar num ônibus, que passa por uma lombada, e ele tem um trauma sentado e quebra uma vértebra. A intensidade do trauma para se fraturar uma vértebra ou um osso é menor do que o necessário para fazer o mesmo numa pessoa saudável”, afirmou.
Você acessa a entrevista na íntegra clicando no player abaixo ou no seu agregador de podcast preferido.