Logo Folha de Pernambuco

XADREZ

Grande Mestre Nacional de Xadrez, Rodrigo Quintiliano, participa do Programa Xeque Mate desta semana

Em entrevista ao apresentador Evaldo Costa, ele explica sua trajetória até conquistar o título

Foto: Divulgação/Instagram

O xadrez é um jogo e esporte que exige lógica e muita preparação. São muitos estudos até que um jogador se torne profissional, devido às tamanhas possibilidades de jogadas, estratégias e regras do jogo. O paulista Rodrigo Quintiliano é mais um dos apaixonados pelo esporte, e não só é profissional no tema, como conseguiu o título de Grande Mestre Nacional do Xadrez. E ele conta ao apresentador Evaldo Costa, no Programa Xeque Mate desta semana, sua trajetória até conquistar o título. 

“Todos os dias, no intervalo da escola, enquanto eu jogava tênis de mesa, ficava prestando atenção nos meus amigos que jogavam xadrez. Até que um dia decidi perguntar como funcionava a dinâmica, testei jogar e já ganhei. Desde então fui tratando como algo bem natural e busquei leituras sobre o jogo, lia colunas no jornal e jogava todos os dias até chegar onde cheguei” . Disse Rodrigo Quintiliano, que ainda revelou que em 2010 enfrentou dificuldades em conciliar os estudos de xadrez e sua faculdade de tecnologia e mecânica de precisão. O que não o impediu de ganhar torneios neste período, mas só  retomou o foco no esporte em 2013.

No Brasil, só existem 15 Grandes Mestres de Xadrez, fazendo com que o país fique em 3º lugar no ranking das américas, ficando atrás apenas de Cuba e EUA. Rodrigo já é o terceiro Grande Mestre Nacional a ser entrevistado pela Rádio Folha FM, e você pode conferir todos os detalhes da entrevista com ele no podcast completo abaixo.

 

 

O programa Xeque Mate é apresentado por Evaldo Costa e Nadya Alencar todos os sábados, às 14h no Dial 96,7 da Rádio Folha FM, também pela internet, pelo radiofolhape. Você ainda escuta a qualquer momento pelo podcast nas principais plataformas de streaming no Spotify, Deezer e Soundcloud

Veja também

Sedentarismo: prejuízo para a saúde
SEDENTARISMO

Sedentarismo: prejuízo para a saúde

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas
RACISMO

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas

Newsletter