Logo Folha de Pernambuco

CONEXÃO CAFÉ

Guia de lugares para tomar bons cafés no Recife e RMR

Os entrevistados do programa Conexão Café desta quinta-feira (13) selecionam os melhores pontos para tomar a bebida

Foto: divulgação

Vamos falar de bons cafés? Aqueles que viram referência na memória pelo seu sabor único quando o tomamos, apreciados em ambientes aconchegantes… O Conexão Café desta quinta-feira (13), apresentado por Jota Batista e pelo barista Alan Cavalcanti e veiculado pela Rádio Folha FM 96,7, recebeu convidados de respeito: Nelson Calheiros, do “Tipo Barista”; Bruna Porto, do perfil “Café com Bruna” e Manu Capibaribe do “Doida por Café”, para montar um guia dos melhores lugares para se tomar café no Recife e Região Metropolitana.
 
Durante o bate-papo entre os especialistas, o “barista de formação” Nelson Calheiros, inserido no mundo do Café Especial deste 2017, ratificou que assim como em outros pontos em que há tradição no preparo de café do Brasil, temos também em território recifense uma produção de café de ótima qualidade.

“As cafeterias daqui mandam muito bem. Eu gosto de falar, gosto de mostrar as torrefações do Recife, para mostrar que aqui a gente também tem muito bom café”, comentou.

O time de entrevistados, que afirmou já acompanhar o programa de forma online, avisou os ouvintes para separarem papel e caneta, para anotar todas as dicas de cafeterias a se visitar na capital pernambucana, ranqueadas por eles. A primeira categoria selecionada por Alan Cavalcanti foi sobre Cafés Especiais. “Para se ter uma experiência imersiva [completa] com o café”, como disse o apresentador, a empreendedora e influencer digital do café, Manu Capibaribe, mencionou as suas cafeterias favoritas: “Fridda Café”, que fica em Jaboatão; e “Café do Brejo”, em Santo Amaro (em Recife). Nelson Calheiros completou sugerindo o “Kaffe”, no Espinheiro, com menção honrosa ao “Aurora Café”, no Paço do Frevo.

Manu reforçou a sua primeira escolha devido ao imenso número de métodos de torragem para observar, aprender e apreciar no local, e como esta chance é fundamental para aprender de perto.

“No Fridda, tem essa opção de métodos variados, inclusive métodos que não [são exploradas por] outras cafeterias na cidade toda, então eu acho que é uma grande oportunidade para você poder navegar pela quantidade máxima de métodos que você conseguir”, explicou ela.

Um ponto frisado durante a conversa foi a importância de se ter bons baristas e outros profissionais especializados no café enquanto se observa, aprende e aprecia os diversos tipos de torragem para instruir aos pupilos com propriedade. Mas ao falar de alimentos que acompanham as xícaras de café, quais lugares oferecem as melhores combinações? Segundo Nelson, o “Café Com Dengo” ganha o seu primeiro lugar. Já Bruna Porto mencionou logo em seguida a “So Lo Brewing” (em Poço da Panela), que segundo ela, conta com opções da chamada “harmonização” entre café e quitute.

“Lá, eles dão sugestões de harmonização, que você pode fazer [entre as] comidinhas com os cafés que eles tem na casa, que são maravilhosos. Eu gosto muito das comidinhas [de lá], são muito boas”, completou.

E aí, ficou interessado no resto da lista de sucessos na cena do café em Recife e Região? Confira na íntegra no Podcast Conexão Café, que você pode ouvir pelo SoundCloud, Spotify, Deezer ou clicando no link abaixo. O programa Conexão Café acontece toda quinta-feira às 13h e pode ser acompanhado pelo dial da Rádio Folha 96,7 FM ou pelo canal do YouTube da Folha de Pernambuco e Facebook da Rádio Folha FM 96,7.

 

Veja também

Newsletter