Logo Folha de Pernambuco

RELIGIÃO

Irmã Adélia pode ser a primeira santa pernambucana

A freira presenciou várias aparições de Nossa Senhora das Graças no distrito de Cimbres, agreste de Pernambuco

Foto: Divulgação

Em dezembro deste ano de 2022, completa-se o centenário de nascimento de irmã Adélia, religiosa das Damas da Instrução Cristã que, possivelmente, será a primeira santa pernambucana. No dia 13 de outubro de 2021, exatamente oito anos após o falecimento da freira, a Igreja Católica admitiu oficialmente que ela pode, realmente, ter visto Nossa Senhora das Graças. 
 
Conhecida como irmã Adélia após a entrada na vida religiosa, Maria da Luz Teixeira de Carvalho nasceu em Pesqueira, Agreste pernambucano, no dia 16 de dezembro de 1922. Mas foi no dia 6 de agosto de 1936, há 86 anos, que a vida de irmã Adélia mudou por causa de Nossa Senhora das Graças. A 215 km do Recife, no pequeno distrito da cidade de Pesqueira, conhecido como Cimbres, a menina Maria da Luz, acompanhada da amiga de 16 anos, Maria da Conceição, viu a imagem de uma senhora vestindo um manto azul e branco, carregando uma criança nos braços. Desde então, a religiosa presenciou outras aparições de Nossa Senhora. A última, em 1985, quando afirmou que foi curada de um câncer por graça da Santa. 


 
O Instituto das Religiosas da Instrução Cristã organizou uma série de celebrações para comemorar o Centenário de Nascimento, que acontecerá este ano. O lançamento do documentário “Irmã Adélia, uma história de fé e solidariedade”, é um dos principais destaques da programação do Centenário. A produção será lançada em exibição exclusiva para convidados, no próximo sábado (27), às 10h, no Cinemark RioMar Recife. O documentário traz depoimentos inéditos de lideranças religiosas, pesquisadores e pessoas que conviveram, de perto, com a religiosa. É o material mais completo, até hoje, sobre a vida e a missão de irmã Adélia. 
 
Além da programação religiosa, com celebrações eucarísticas, o Centenário também conta com ações como o lançamento de um site oficial dedicado à irmã Adélia, para reunir depoimentos e notícias sobre o Processo de Beatificação e Canonização.

Veja também

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas
RACISMO

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas

Polícia Civil do Estado dá início aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher
MULHER

Polícia Civil do Estado dá início aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Newsletter