Logo Folha de Pernambuco

MÚSICA

MC Bione lança "EGO", primeiro álbum autoral da cantora

A multiartista define sua nova produção como "uma viagem pela autoestima necessária para a sobrevivência preta"

Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

MC Bione, multiartista pernambucana da Zona Oeste do Recife lança, aos 19 anos, seu álbum musical, intitulado “EGO”, o primeiro disco de sua carreira, que começou aos 14 anos. “Uma viagem pela autoestima necessária para a sobrevivência preta” é como a cantora, rapper, atriz, compositora e produtora cultural define sua mais nova produção. Moradora da favela do DETRAN, Bione foi entrevistada nesta terça-feira (22) pela âncora Patrícia Breda, no quadro Espaço Mulher, do Programa Folha na Tarde, veiculado pela Rádio Folha FM 96,7.

Pensado durante o contexto pandêmico da Covid-19, o álbum é composto por 10 músicas para além do interlúdio e tem produção artística do pernambucano DJ Big. “Ele desenhou esse álbum de uma maneira que eu jamais desenharia, é super experiente”, afirmou a cantora em agradecimento ao produtor durante a entrevista. O projeto autoral traz ritmos como Trap, Bregafunk, Dancehall. “EGO” possui, ainda, elementos da cultura popular de Pernambuco incorporados pela cantora em uma produção que conta também com o formato visual e retrata o potencial artístico de uma jovem artista negra da periferia do Recife.



“Amuleto” é a música de “EGO” que Bione destaca com um carinho especial devido ao seu contexto familiar.

Boa parte das pessoas da minha família eu cito lá. Falo também sobre a importância da família nesse processo criativo; nesse processo de ser artista, a família é a base, não adianta. São as primeiras pessoas que te veem querendo ser algo”, afirmou a artista.

O álbum, apesar do nome, não se trata do ego de Bione, e sim de empoderamento e representatividade preta.

É sobre poder, sobre força, sobre força de vontade. É sobre se sentir bem, se sentir a melhor. Isso serve para todas as meninas pretas que estão me escutando; para as pessoas pretas e faveladas que me escutam: vocês podem, sim, alimentar seus egos e lidar com isso de uma maneira leve e saudável, fazendo com que vocês se sintam ainda mais fortes”, declarou.

“EGO” também conta com participações especiais como Mãe Beth de Oxum, mestra da cultura popular, ialorixá e patrimônio vivo de Pernambuco, na música “Não me peita”, uma saudação aos orixás Ogum e Iansã. Em outra faixa, “Tropa das Loucas”, Bione canta com três importantes nomes da cena do Rap do Brasil: a também pernambucana, Adelaide, Bixarte, da Paraíba, e Iza Sabino, de Minas Gerais. “Essa tem que ser ‘pesadona’, disse ela sobre a parceria. O Bregafunk também marca presença com Rayssa Dias na faixa “Banca Malvada”, em uma parceria que demonstra a convergência do Rap com outro gênero popular pernambucano.

Veja também

Exposição Itinerante dos Bonecos Gigantes de Olinda Promove Ação Solidária
EXPOSIÇÃO

Exposição Itinerante dos Bonecos Gigantes de Olinda Promove Ação Solidária

Síndrome do Túnel do Carpo: saiba o que é e como tratar
SAÚDE

Síndrome do Túnel do Carpo: saiba o que é e como tratar

Newsletter