Médica Michelle Peixoto fala da fisioterapia respiratória no tratamento da Covid-19
Exercícios respiratórios são fundamentais para melhorar a respiração e mobilizar os músculos ventilatórios
As consequências causadas pela Covid-19 nos pulmões são amplas. O órgão segue sendo um dos mais comprometidos quando se trata do vírus. Por esse motivo, é tão importante os cuidados específicos durante e depois da infecção. O mês de setembro marca o Dia Mundial da Fisioterapia, é válido reforçar o papel que a fisioterapia respiratória vem desempenhando no tratamento e recuperação dos pacientes. Para falar sobre o assunto, Patrícia Breda conversa no Canal Saúde da Rádio Folha 96,7 FM, com a fisioterapeuta do Hospital Santa Joana Recife, Michelle Peixoto.
Essa especialidade visa a prevenção e o tratamento de praticamente todas as doenças que atingem o sistema respiratório. O especialista avalia cada paciente, sugere que equipamento vai ser utilizado e o nível de ventilação. Cateter de oxigênio, aparelho de VNI (ventilação não invasiva) e intubação com ventilação mecânica são alguns dos métodos utilizados, aliados a exercícios que trabalham a respiração e se apresentam como fundamentais para melhorar a capacidade pulmonar e mobilizar os músculos ventilatórios.
Segundo a entrevistada, a fisioterapia respiratória também consiste em reabilitação que dá o suporte para que o paciente respire bem, realizando as trocas gasosas de forma adequada. A ideia é que não ocorram dificuldades para fazer atividades corriqueiras, como andar e subir uma escada, por exemplo. Para alguns pacientes, a recuperação continua mesmo após a alta, com os exercícios de fisioterapia respiratória pós covid, que visam uma recuperação total do pulmão. Com base em avaliação e resultados de exames, podem ser prescritos exercícios para serem feitos por um especialista ou, em casos mais simples, em casa, como movimentos de expansão pulmonar, atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular.
Você pode escutar a entrevista completa do podcast Canal Saúde no player abaixo, no spotify, deezer e soundcloud: