Logo Folha de Pernambuco

MENOPAUSA

Menopausa: saiba dicas para aliviar os sintomas

A menopausa geralmente atinge as mulheres entre 45 e 55 anos, com a média sendo 51 anos, no entanto, pode começar antes ou até mais tarde

Mulher com sintomas da menopausa.Mulher com sintomas da menopausa. - Foto: freepik

A menopausa é um período natural na vida das mulheres, geralmente ocorrendo entre os 45 e 55 anos, nesta fase, as mulheres enfrentam sintomas como ondas de calor, suores noturnos e mudanças de humor. Para aliviar esses sintomas, especialistas recomendam uma alimentação saudável, evitando o consumo exagerado de álcool, café, glúten e açúcar.


A Menopausa requer adaptações no estilo de vida para enfrentar as altas temperaturas, usar roupas leves e manter-se hidratada são hábitos essenciais, a prática regular de atividades físicas também contribui significativamente para o bem-estar geral do corpo feminino. 


Nesse momento da vida feminina pode ser gerenciada com tratamentos eficazes, a reposição hormonal é uma opção para mulheres que não tenham contraindicação ao uso de hormônios. Já para aquelas que não podem fazer uso de hormônios, existem alternativas como suplementos e fitoterápicos, que têm apresentado bons resultados. 


Para falar sobre o assunto, Jota Batista, âncora da Rádio Folha 96,7 FM, conversou no Canal Saúde desta quarta-feira (13), com a ginecologista Israelina Tavares.


Acompanhe a entrevista completa acessando os players abaixo.


A ginecologista Israelina Tavares frisou a importância das mulheres buscarem conhecimento sobre a menopausa, para que não sejam surpreendidas com os sintomas  


“Na menopausa podem existir mais de 100 sintomas. E tem muitos que muitas mulheres desconhecem. Então é bom termos cada vez mais conhecimento para entender esse momento”

 

Ginecologista Israelina Tavares.  Foto: Divulgação


A médica Israelina Tavares ressaltou a importância de um estilo de vida moderado e saudável para evitar sintomas mais complexos na menopausa 


“Mulheres que não são sedentárias, que tem cuidado com alimentação e evitam alimentos processados, essas mulheres elas geralmente conseguem passar por essa fase de uma forma mais tranquila”
 

Veja também

Newsletter