Logo Folha de Pernambuco

NOVEMBRINHO AZUL

Novembrinho Azul: alerta para doenças em meninos de até 15 Anos

Priorizando a saúde dos meninos o 'Novembrinho Azul' alerta para a necessidade de cuidados específicos

Campanha 'Novembrinho Azul'Campanha 'Novembrinho Azul' - Foto: Canva

A campanha 'Novembrinho Azul', institucionalizada em 2022, visa promover a saúde de meninos de até 15 anos, e propõe alertar para problemas de saúde como a fimose e o testículo recolhido. Essas condições podem causar complicações na vida adulta, como câncer testicular e infertilidade


A fimose é a incapacidade de expor a glande peniana, causando sintomas como retenção de urina e risco de infecção urinária, já o testículo recolhido deve ser tratado antes de um ano de idade para evitar complicações. A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) revelou que meninos buscam menos serviços de saúde do que meninas.


A campanha ‘Novembrinho Azul’ busca conscientizar pais e responsáveis sobre a importância da saúde infantil. É fundamental procurar atendimento médico ao primeiro sinal de problema, com diagnóstico precoce, é possível prevenir complicações e garantir uma vida saudável para os meninos. 


Nesta quinta-feira (7), Jota Batista, âncora da Rádio Folha 96,7 FM, conversou com a cirurgiã pediátrica Roberta Leal, que informou sobre cuidados com a saúde masculina infantil.


Acompanhe o podcast acessando os players abaixo.

 


A cirurgiã Roberta Leal explicou a necessidade de urgência no atendimento de meninos que nascem com testículo alto
  


“Um menino que  nasceu com testículo alto e se ele não chegar a iniciar o atendimento até os seis meses e você tentar fazer a cirurgia após o primeiro ano, isso já pode definir uma infertilidade futura”

 

Cirurgiã pediátrica Roberta Leal. Foto: Divulgação


A médica Roberta Leal também alertou para a importância da higiene na infância dos meninos 


“Se não se tem uma boa higiene na infância, quando a criança chegar na adolescência e adulto, a necessidade dessa limpeza vai se tornar cada vez mais importante, e aí vem os riscos, de doenças como câncer e DST´s”


 

Veja também

Newsletter