Logo Folha de Pernambuco

CÂNCER DE PRÓSTATA

Novembro Azul: a luta contra o câncer de próstata

O 'Novembro Azul' busca prevenção contra o câncer de próstata, que, se descoberto precocemente, tem cerca de 90% de chances de cura

Campanha 'Novembro Azul'Campanha 'Novembro Azul' - Foto: Marcio James/Semcom

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, responsável por cerca de 15% dos casos de câncer masculino, e o mês de novembro é conhecido pelo ‘Novembro Azul’, uma campanha internacional que visa alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Uma doença que afeta principalmente homens acima dos 50 anos. 


A campanha 'Novembro Azul' busca conscientizar os homens sobre a necessidade de realizar exames regulares e consultar um médico anualmente. O exame de toque retal e o teste de antígeno prostático específico (PSA) são fundamentais para detectar o câncer de próstata em estágios iniciais.


Este ano, a campanha 'Novembro Azul' conta com a participação de diversas instituições de saúde e organizações não governamentais. A meta é alcançar mais homens e incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce. Com informações e ações concretas, é possível reduzir o número de casos de câncer de próstata e salvar vidas. 


No Canal Saúde desta sexta-feira (1), Jota Batista, âncora da Rádio Folha 96,7 FM, conversou com o oncologista Nildevande Firmino que falou mais detalhes sobre o câncer de próstata e sobre a campanha de conscientização do ‘Novembro Azul’.


Acompanhe a entrevista completa acessando os players abaixo.


O oncologista Nildevande Firmino explicou quais os principais fatores de risco para o câncer de próstata 


“A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, além de outros fatores como obesidade, uso de álcool regularmente e outras coisas”

 

Oncologista Nildevande Firmino. Foto: Divulgação


O médico Nildevande Firmino explicou a importância de um diagnóstico precoce para o sucesso no tratamento 


“Hoje já conseguimos fazer tratamentos nos quais os pacientes, não vão ter efeitos colaterais, justamente quando se tem um tumor menor, conseguimos fazer uma cirurgia segura e preservando as funcionalidades do homem” 
 

Veja também

Paço do Frevo saúda os carnavais saudosos pelo Dia do Frevo de Bloco
FREVO

Paço do Frevo saúda os carnavais saudosos pelo Dia do Frevo de Bloco

Feira do Livro "Ler ELGA" ocorre em São Lourenço da Mata, nesta sexta-feira (1°)
LITERATURA

Feira do Livro "Ler ELGA" ocorre em São Lourenço da Mata, nesta sexta-feira (1°)

Newsletter