Obesidade e envelhecimento aumentam riscos de câncer
A obesidade pode provocar cerca de 15 tipos de cânceres
A obesidade e envelhecimento estão no centro do alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), que prevê um aumento de 43% nos novos casos de câncer nos próximos 20 anos.
O excesso de peso e a obesidade criam um ambiente inflamatório no corpo que favorece o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como esôfago, útero, intestino, pâncreas e mama. O aumento na população obesa impacta diretamente o crescimento do número de diagnósticos de câncer.
O consumo de tabaco e a epidemia global de obesidade são fatores-chave para esse crescimento, a obesidade já é considerada a segunda maior causa de câncer, perdendo apenas para o tabagismo.
A prevenção passa por políticas públicas que incentivem hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividade física.
A conscientização sobre o impacto da obesidade no câncer é fundamental. Além de ser um problema de saúde pública, a condição afeta a qualidade de vida e aumenta os custos com tratamentos médicos. A OMS reforça a necessidade de ações preventivas para minimizar o impacto da doença nas próximas décadas. A adoção de hábitos saudáveis pode ser crucial para reduzir o risco de desenvolver câncer.
No Canal Saúde desta sexta-feira (25), Jota Batista, âncora da Rádio Folha 96,7 FM, conversou com o oncologista Iran Costa que falou com mais detalhes sobre a relação de obesidade, envelhecimento populacional e os riscos de câncer.
Acompanhe a entrevista completa acessando os players abaixo.
O oncologista Iran Costa esclareceu os dados alarmantes previstos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para os próximos anos.
“70% dos casos de câncer ocorrem em pessoas com idade entre 55 e 60 anos, e esse foi um dos alertas que a OMS fez para os próximos 20 anos”
O médico Iran Costa também falou da relação da obesidade com o aumento dos casos de câncer previstos para os próximos 20 anos
“Em relação a obesidade é um alerta específico já que são de 13 a 15 tumores que aumentam a incidência por causa da obesidade"