Logo Folha de Pernambuco

CANAL SAÚDE

Obesidade: mais de 10 tipos de câncer estão associados ao excesso de gordura corporal

O cirurgião oncológico Marcelo Fernandes discute o tema no Canal Saúde desta segunda-feira (27)

Foto: Pexels

Os estudos científicos comprovam e alertam para o seguinte fato: o excesso de gordura corporal representa risco para o desenvolvimento de mais de 10 tipos de câncer. Para falar sobre o assunto, Jota Batista conversou, no Canal Saúde desta segunda-feira (27), com o cirurgião oncológico Marcelo Fernandes.


O médico relatou, durante a entrevista, os tipos de câncer ligados à obesidade.


Basicamente, quase todo o trato digestivo, então, esôfago; estômago; intestino grosso, tanto cólon quanto reto; fígado; vesícula biliar; pâncreas. A parte ginecológica também acaba sendo acometida, principalmente ovário, mama e endométrio. Rins também podem ser acometidos; e a tireóide. Outros cânceres parecem ter associação, não se sabe muito bem ao certo, mas estão sendo estudados. Seria, principalmente, câncer de próstata, linfomas e câncer de mama nos homens”, afirmou.

Escreva a legenda aqui

De acordo com o cirurgião oncológico, fatores externos, a exemplo de tabagismo, etilismo e alimentação, são a principal causa de um tumor maligno, mais, até, do que fatores genéticos.


Você pode ter um DNA que vem do seu pai, da sua mãe, da sua família; uma pré-disposição; mas se você evita fatores externos que colaboram mais para o aparecimento do câncer: se você evitar fumar, evita beber, tem um peso adequado, faz atividade física, se alimenta adequadamente, você reduz a chance, mesmo com um DNA com propensão a desenvolver um tipo de câncer”, explicou o cirurgião.


A obesidade, segundo Marcelo Fernandes, também interfere no tratamento do câncer.


Além da obesidade e do excesso de peso propiciar o desenvolvimento de um câncer, o tratamento também pode ser impactado por isso de maneira negativa. A cirurgia pode ser mais difícil; a quimioterapia e a radioterapia também podem ser prejudicadas com isso”, declarou.


Você escuta a entrevista na íntegra acessando o link do podcast, abaixo, ou na sua plataforma de áudio preferida.
 

 

Veja também

Newsletter