Logo Folha de Pernambuco

CANAL SAÚDE

Oftalmologista alerta para o cuidado com os olhos das crianças nas férias

Catarina Ventura confirma que o uso excessivo de telas pode causar miopia

Oftalmologista, Catarina VenturaOftalmologista, Catarina Ventura - Foto:

De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que 12,8 milhões de crianças brasileiras, entre 5 e 15 anos, apresentam deficiência visual por erros de refração não corrigidos. Muitos desses problemas ocorrem pelo excesso do uso de telas, como celulares, videogames e computadores. Segundo a entrevistada do Canal Saúde, desta segunda-feira (12), a oftalmologista Catarina Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura, em Julho, mês de recesso escolar, o alerta precisa ser redobrado, pois os pequenos adoram passar horas e horas nos games e o principal problema causado é a miopia. 

Em um olho sem miopia, a imagem captada visualmente passa por duas lentes naturais chamadas córnea e cristalino. Eles fazem com que ela seja comprimida e depositada em cima da retina, um tapete de células fotorreceptoras que enviam a informação para o cérebro. Já quando o paciente é míope, isso significa que a imagem captada está sendo depositada antes da retina, devido a um globo ocular mais longo ou pelas lentes naturais estarem convergindo.  

E um dos motivos que leva o globo ocular aumentar além do necessário, ocasionado o problema visual, é o uso demasiado de telas no início da vida. Smartphones e tablets são relacionados ao desenvolvimento da miopia, porque uma criança pequena não fica lendo um livro ou brincando em algo de montar por horas, mas nos aparelhos eletrônicos sim. E, para isso, ela fica usando a visão de perto, o que acaba estimulando os receptores muscarínicos e isso causa o crescimento ocular. 

Para escutar a entrevista completa, acesse o player abaixo:

Veja também

Romance de gigantes: prévia oficial celebra a união da Vaidosa e O Menino da Tarde em Olinda
PRÉVIA CARNAVALESCA

Romance de gigantes: prévia oficial celebra a união da Vaidosa e O Menino da Tarde em Olinda

Varizes: como cuidar com o calor?
VARIZES

Varizes: como cuidar com o calor?

Newsletter