Os perigos do tabagismo é tema do Canal Saúde; ouça
Na Rádio Folha, o âncora Jota Batista conversou com o cardiologista e professor Domingos Melo
Entre as principais doenças cardiovasculares causadas pelo tabagismo estão: insuficiência coronariana, infarto do miocárdio, aneurisma da aorta abdominal, desenvolvimento de arritmias graves e AVC – acidente vascular cerebral. No Brasil, segundo o INCA, 443 pessoas morrem a cada dia por causa do tabagismo (2022). É importante lembrar ainda que o fumante passivo também está exposto ao perigo.
Para explicar sobre o tabagismo e seus malefícios, o âncora da Rádio Folha, Jota Batista, conversou com o cardiologista e professor, Domingos Melo.
Segundo Domingos Melo, os produtos químicos presentes no tabagismo são extremamente perigosos para os fumantes.
"Quando o indivíduo está fumando cigarro, ele está tragando mais de cinco mil produtos químicos que interferem no sistema respiratório e circulatório. Por isso, dizemos que o tabagismo é uma das principais mortes do mundo. A cada minuto temos em torno de 440 mortes por tabagismo", afirma o cardiologista.
O especialista também alega que o coração e o pulmão são os principais órgaos afetados pelo tabagismo. Por isso, é necessário refletir sobre o uso do cigarro.
"O coração é afetado través do processo de degradação na camada da árteria responsável pela alimentação e estruturação da própria artéria. Com os efeitos do tabagismo, há prejudicação em sua estrutura causando um processo de degeneração. Também, o pulmão sofre com a destruição do tecido respiratório causando falta de ar no fumante'', diz Domingos Melo.
Confira esta edição do Canal Saúde na íntegra acessando o player abaixo: