Logo Folha de Pernambuco

CANAL SAÚDE

Os riscos do coma alcoólico nas festas de fim de ano

Ingestão de bebidas deve ser moderada acompanhada de muita água

Ingestão de alcoól deve ser moderada e acompanhada de muito líquidoIngestão de alcoól deve ser moderada e acompanhada de muito líquido - Foto: Karlyukav/Freepik

Fim de ano, período de muitas confraternizações e consequentemente do aumento do consumo de álcool. Mas essa ingestão deve ser moderada, acompanhada de muito líquido (água).

O convidado do Canal Saúde desta quarta-feira (20), o médico intensivista e presidente da Sociedade de Terapia Intensiva de Pernambuco (SOTIPE), Marçal Paiva, falou sobre o indivíduo ‘conhecer o seu limite’.

“Nessa época de final de ano tem muita confraternização, muitos eventos, em que a ingestão de álcool é maior, então conheça seu limite, e beba com moderação. Precisamos nos conhecer, conhecer nosso organismo, e não forçar a barra, porque tudo que é feito em excesso faz mal”, afirmou o médico Marçal Paiva Jr.

Segundo o médico, o limite de bebida é variado, e o tipo de bebida também influencia de individuo para individuo.

“Saber o teor alcoólico de cada bebida é muito importante. existem diferentes tipos de bebidas com diferentes teor alcoólico, por isso é sempre bom ficar atento, principalmente um destilado, onde a quantidade de álcool é maior, principalmente quando misturado com frutas, onde disfarça o sabor do álcool”, concluiu Marçal Paiva Jr.

O cuidado deve ser redobrado quando a ingestão acontece em festas e eventos, pois acontece a baixa da glicose

“Quando acontece do paciente perder a glicose, existe uma preocupação pois, se o quadro piorar, pode vir a ser um problema maior, a intoxicação alcoólica aguda, popularmente conhecido por coma alcoólico, justamente quando o paciente fica desacordado, o que é perigoso”, ressaltou o médico intensivista.

Você pode escutar o podcast através do link abaixo:

 

Veja também

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas
RACISMO

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas

Polícia Civil do Estado dá início aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher
MULHER

Polícia Civil do Estado dá início aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Newsletter