Logo Folha de Pernambuco

CANAL SAÚDE

Otorrino Danielle Seabra alerta os pais sobre a adenoide

Dificuldade para respirar pelo nariz e crises de sinusite são os sintomas mais comuns 

Otorrino Danielle SeabraOtorrino Danielle Seabra - Foto:

Todos nascemos com adenoide, ela não é uma doença ou um sintoma, e sim, uma forma de proteção e defesa dor organismo contra partículas aéreas, vírus e bactérias que se acumulam no nariz e na garganta. A sua maior utilidade é na primeira infância, sendo que ela começa a crescer aos dois anos, tendo um pico de crescimento entre o terceiro e quarto ano e aos sete anos começa a regredir, ou seja, diminuir de tamanho. Mas, ela pode gerar problemas. Para falar sobre o assunto, Jota Batista conversa no Canal Saúde com a otorrinolaringologista, Danielle Seabra. 

Segundo a otorrinolaringologista, grande parte dos problemas relacionados a adenoide acontecem durante este pico de crescimento, uma vez que ela pode vir a obstruir a passagem do ar pelo nariz, problema conhecido como a hipertrofia de adenoide. 

Outros problemas de adenoide são a adenoidite, uma infecção viral ou bacteriana da região, e a adenoidite de repetição, que é quando ela ocorre diversas vezes, causando dificuldade para respirar pelo nariz, respiração bucal, roncos, otites, dificuldade para falar, crises de sinusites. 

Para escutar a entrevista completa, acesse o player abaixo: 

Veja também

Newsletter