Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Paulista tem programação da vacinação contra a Covid-19 neste sábado (05)

Haverá seis polos para dar sequência à vacinação do público a partir de 12 anos

Vacinação contra a Covid-19 em PaulistaVacinação contra a Covid-19 em Paulista - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Prefeitura Municipal vai disponibilizar os seguintes locais: SESI, na Rua São Pedro, em Paratibe; Parque Aurora, no Centro de Paulista; Paulista North Way Shopping (Piso L1), no Centro; Atacadão, no Centro; Drive-thru da PE-22. no Antigo Núcleo BPRV, próximo ao trevo que dá acesso a Maria Farinha, e Shopping Norte Janga.

A imunização segue ocorrendo sem agendamento no município, sendo necessário apenas ir a qualquer um dos polos disponíveis e levar os documentos necessários para ser vacinado.

Para receber a primeira dose, é preciso portar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. Para a segunda e terceira, devem ser levados o cartão de vacinação, documento de identificação com foto e CPF.

A Secretaria Municipal de Saúde suspendeu temporariamente o polo da Praça Aníbal Fernandes, em Jardim Paulista Baixo. O local passará por uma reforma e foi interditado para esse fim.

Também houve mudança no polo da Igreja Nossa Senhora do Ó, que foi redirecionado para o Shopping Norte Janga, pois o espaço passa por uma reforma.

 

Veja os polos de vacinação do público a partir de 12 anos:

Sábado (05/02) - até às 16h

- SESI: Rua São Pedro, Paratibe;

- Parque Aurora: Centro de Paulista; 

- Paulista North Way Shopping (Piso L1): Centro de Paulista;

- Atacadão: Centro de Paulista ;

- Drive-thru da PE-22: Antigo Núcleo BPRV, próximo ao trevo que dá acesso a Maria Farinha

- Shopping Norte Janga.

 

Vacinação infantil (até 11 anos)

Abrindo uma nova etapa na imunização infantil contra a Covid-19, a Prefeitura da Cidade do Paulista iniciou na última quarta-feira (02) a vacinação contra a Covid-19 de crianças a partir de 7 anos sem comorbidades. A imunização ocorre por ordem de chegada (sem agendamento), neste sábado (05), até às 16h.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza três polos exclusivos para a vacinação infantil (até 11 anos): Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup), no Janga, Colégio Firmino da Veiga, no Centro, e Colégio Paroquial Nossa Senhora de Fátima, em Paratibe.

Para facilitar o registro da dose aplicada, é necessário apresentar CPF ou Cartão SUS e RG ou Registro de Nascimento, além do comprovante de residência. Devem ser apresentadas a documentação da criança e a do adulto.

A contraindicação vacinal existe apenas para quem possui reação alérgica grave (anafilaxia) a qualquer um dos componentes do imunizante. Até o momento, nenhuma criança apresentou quadro de reação adversa no município.

 

Comorbidades, doenças neurológicas crônicas e distúrbios do desenvolvimento neurológico

A imunização de crianças a partir de 5 anos com doenças neurológicas crônicas e com distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo, continua liberada. O público a partir de 5 anos com comorbidades também pode se vacinar.

As comorbidades que possuem prioridade na vacinação infantil são aquelas elencadas no Plano Nacional de Operacionalização (PNO): diabetes mellitus, as pneumopatias crônicas graves, anemia falciforme, doenças cardiovasculares, obesidade grave, doença renal, cirrose hepática e imunossuprimidos.

O grupo com comorbidade precisa apresentar laudo médico, além da documentação pessoal. Os pais ou responsáveis também devem levar laudo médico para a vacinação de crianças com doenças neurológicas crônicas e com distúrbios do desenvolvimento neurológico.

Confira os polos de vacinação para o público infantil (até 11 anos):

Sábado (05/02) - até às 16h

- Centro de Paulista: Colégio Firmino da Veiga. Rua Travessa do Sabugi, s/n.

- Paratibe: Colégio Paroquial Nossa Senhora de Fátima. Rua Henrique Dias, nº 85.

- Janga: Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup). Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 3580, no Janga.

Veja também

Sedentarismo: prejuízo para a saúde
SEDENTARISMO

Sedentarismo: prejuízo para a saúde

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas
RACISMO

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas

Newsletter