Logo Folha de Pernambuco

CANAL SAÚDE

Prevenção é a melhor maneira de evitar o câncer

A clínica geral Diana Campos foi a convidada do Canal Saúde desta quinta-feira (10)

Foto: Pexels

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, o câncer é a segunda causa de mortes no Brasil e no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Patrícia Breda conversou com a clínica geral, Diana Campos, que tem formação ortomolecular, no Canal Saúde desta quinta-feira (10), veiculado pela Rádio Folha FM 96,7.

A profissional de saúde explicou porque acredita que o câncer superará, nos próximos 3 anos, as doenças cardiovasculares e se tornará a primeira causa de mortes no mundo.

Tem algumas hipóteses para explicar esse fenômeno. Uma delas, com certeza, foi o evento de 2 anos de pandemia: as pessoas abstraídas do seu mundo, comendo ‘errado’, ou seja, mais alimentos industrializados como pizza, os fast-foods, refrigerantes. Também, a falta de atividade física regular, o uso de telas, trocar o dia pela noite. Isso tudo são indutores de câncer”, concluiu.

Diana Campos afirmou, também, que a maior parte das causas do câncer vem de hábitos de vida, e não de genética.

Nós sabemos hoje, com muita convicção, que a genética não representa mais que 20% de fator de risco para câncer. Os outros 80% entram nos outros fatores dos costumes. Nós fazemos prevenção quando diminuímos a obesidade, que tem relação direta com alimentos industrializados e excesso de carboidratos”, declarou.

Você acessa a entrevista na íntegra clicando no player abaixo ou no seu agregador de podcast preferido.

 

Veja também

Sedentarismo: prejuízo para a saúde
SEDENTARISMO

Sedentarismo: prejuízo para a saúde

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas
RACISMO

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas

Newsletter