Logo Folha de Pernambuco

CANAL SAÚDE

Psicóloga Vera Guedes fala do enfrentamento ao câncer de mama

Terapias são importantes para enfrentar os momentos difíceis da doença

Psicóloga Vera GuedesPsicóloga Vera Guedes - Foto:

No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais incidente em mulheres e a primeira causa de morte pela doença em todas as regiões. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, em 2021, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres. Por isso, no período em que se destaca o Outubro Rosa, cor que lembra o mês de conscientização na luta contra esse tipo de câncer, o trabalho psicossocial pode ser fundamental na recuperação e apoio na luta contra a doença. Para falar sobre o assunto, Patrícia Breda conversou no Canal Saúde com a psicóloga Vera Guedes. 

No começo da entrevista, a profissional falou sobre o foco da terapia nesse momento tão difícil. “Diante do diagnóstico, existem muitas mudanças que acarretam em uma perda de autoestima. O foco é resgatar essa autoestima, se perceber, se aceitar melhor (...)Elas estão se tratando para viver e não vivendo para se tratar.” 

Ao optar por uma terapia, a paciente pode escolher a modalidade, o apoio individual e/ou o apoio em grupo. “ Nós temos um grupo de apoio aqui na Unimed, tendo eu como facilitadora. Esse grupo ocorre semanalmente com três horas de encontro. Durante o encontro existem várias atividades e elas vão se colocando, dando a sua contribuição após a leitura de um texto,” afirma Vera.  

Vera confirmou que também está disponível para terapias individuais.  

O programa Canal Saúde acontece de segunda À sexta, às 12h30, mas você pode escutar a entrevista completa do podcast no player abaixo, no spotify, deezer e soundcloud: 

Veja também

Newsletter