Logo Folha de Pernambuco

CULTURA

Rádio Folha FM registra 50 anos de Quinteto Violado

A banda celebra 50 anos de carreira com lançamento de livro de José Teles e show intimista

Quinteto VioladoQuinteto Violado - Foto: José Marcos/Divulgação

A Rádio Folha 96,7 FM registrou, nesta quarta-feira, os 50 anos de carreira da banda Quinteto Violado. O programa Folha na Tarde, comandado pela apresentadora Patrícia Breda, recebeu Dudu Alves, integrante do Quinteto Violado e o jornalista, crítico musical e escritor José Teles, que lançou, nesta quarta-feira, a edição atualizada do livro “Lá Vêm Os Violados – Os 50 Anos de Trajetória Artística do Quinteto Violado” no Teatro de Santa Isabel, local que também sediou no mesmo dia um show especial da banda para 200 convidados.

Durante a conversa com Dudu Alves (filho de Toinho Alves, integrante da primeira formação da banda, falecido em 2008), muitas histórias foram relembradas. Dudu, que passou a integrar a banda em 1990, já a acompanhava nos bastidores desde menino. Questionado sobre o repertório do show, ele explicou a complexidade para selecionar as músicas que descreveriam da melhor maneira o legado da banda: “são mais de 50 álbuns entre LP’s, CD’s, DVD’s ao longo destes anos, mas algumas marcaram nossa jornada e estarão presentes neste show”, detalha. Dudu contou ainda que o show será uma verdadeira viagem pela história do Quinteto, passeando pelo frevo, ciranda, forró, xote e baião.

Patrícia Breda encerrou a entrevista com o recente single “Tempo” de Dudu Alves, que fala sobre o início da estrada dos cinco rapazes que, a partir de 1971, passaram a cantar o Nordeste. O single está disponível em todas as plataformas digitais.

Primeira formação Quinteto Violado (1971)Primeira formação Quinteto Violado (1971)

Surgido em Pernambuco no momento pós-tropicalista (1971), o Quinteto focou na música regional, valorizando a cultura brasileira, através de trabalhos de pesquisa e agregando as experiências pessoais dos seus integrantes. Desta época até hoje, o Quinteto e sua identidade sonora – construída a partir do contrabaixo, violão, viola, flautas, teclados, percussão e vozes – conquistam cada vez mais admiradores pelo Brasil e pelo mundo.História

O estilo free nordestino da banda se caracteriza pelos arranjos com a identidade nordestina e a influência da música do mundo. A música do Quinteto é orgânica, com personalidade local, mas, quando projetada, tem referências que independem de nacionalidade. É um som universal com fortes influências nordestinas e cosmopolitas na sua harmonia. Algumas poesias ou letras são dos próprios integrantes, mas a maioria é leitura do cancioneiro popular, que recebe roupagem nova com arranjos transformadores. As músicas tem um toque de jazz, passeando do erudito ao mais popular dos estilos.

Veja também

HC promove Simpósio de Bioética Clínica nesta quarta-feira (27); inscrições estão abertas
SAÚDE

HC promove Simpósio de Bioética Clínica nesta quarta-feira (27); inscrições estão abertas

Sedentarismo: prejuízo para a saúde
SEDENTARISMO

Sedentarismo: prejuízo para a saúde

Newsletter