Logo Folha de Pernambuco

MEIO AMBIENTE

Recife ganha Centro Educativo sobre energias renováveis e mudanças do clima

O local funciona de terça a domingo, das 09h às 16h no Parque da Jaqueira

Foto: Ascom/SMAS

A capital pernambucana ganha um novo espaço para divulgar e promover temas relacionados às mudanças climáticas, às energias renováveis e ao desenvolvimento de baixo carbono e resiliência de forma lúdica, interativa e acessível. O Centro Educativo de Energia Renovável e Mudança do Clima, no Econúcleo do Parque da Jaqueira. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com o ICLEI América do Sul. O local funciona de terça a domingo, das 09h às 16h, mediante agendamento através do email [email protected], colocar no assunto: Centro Educativo Jaqueira. 
 
O Centro Educativo é um espaço dedicado à educação ambiental e a divulgação científica sobre energias renováveis e mudança do clima e consolida o EcoNúcleo da Jaqueira como polo de atividades que corroboram com a agenda climática da cidade. O espaço vai receber exposição de longa permanência, em área coberta de 20,25m². A narrativa da exposição será composta por textos, imagens e experiências interativas e analógicas, que convidam o visitante a participar e refletir sobre o tema da mostra ativamente. O público-alvo são visitantes do local, estudantes de escolas municipais, colaboradores, grupos ambientais e grupos liderados pela Prefeitura ou ICLEI. A intenção é democratizar o acesso ao conhecimento sobre mudanças climáticas e energias, assim como sensibilizar a população em relação à preservação do Meio Ambiente. Além de divulgar o conhecimento científico através de um aparelho cultural multiuso e inclusivo, a exposição de longa permanência, com temática socioambiental proporciona experiências interativas, lúdicas e transformadoras, agregando valor público para a sociedade de Recife. 

Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Carlos Ribeiro, o Centro Educativo promoverá a educação ambiental principalmente das crianças e das juventudes, mostrando de maneira prática e didática os efeitos causados pela mudança do clima. “Será um espaço de vivência e de disseminação de conhecimento para a construção de um futuro mais resiliente e com maior consciência ambiental", afirma o secretário. Ao lado da instalação de um sistema fotovoltaico de autogeração de energia elétrica no Hospital da Mulher do Recife (HMR), lançada oficialmente no início de agosto, o Centro Educativo é um resultado concreto do LEDS Lab, um laboratório de financiamento de projetos climáticos ligado à iniciativa Urban-LEDS II, financiada pela União Européia.

Leta Vieira,  coordenadora do Escritório Pernambuco e Coordenadora de baixo Carbono e Resiliência do ICLEI Brasil, reforça a importância do local. “Recife é uma cidade modelo para política do clima . Essa iniciativa é uma parceria do ICLEI com a ONU-HABITAT; o ICLEI atua em algumas cidades que a gente considera  relevantes e que tenham a capacidade  de implementar as políticas do clima. Com isso, a gente propôs  a cidade para fazer esse espaço educativo aqui no Econúcleo da Jaqueira para que as crianças e pessoas de todas as idades possam vir visitar e entender um pouco mais sobre a mudança do clima. É uma forma lúdica, interativa para que as pessoas  se apropriem um pouco mais dessa temática tão importante na atualidade”, avalia Leta. 

Segundo o secretário de Educação, Fred Amâncio, o Centro Educativo vai reforçar o que os alunos já aprendem em sala de aula. “O Econúcleo é um espaço interessante do ponto de vista de você trabalhar com educação ambiental, que é muito bom, principalmente, para as crianças e estudantes poderem aproveitar mais o espaço. Através desse local, os nossos alunos vão ter um olhar bem mais especial para o nosso planeta, para que ele seja um lugar cada vez melhor para viver. Além disso, o Centro Educativo, em pleno Parque da Jaqueira, um dos nossos corações verdes da cidade, será mais um espaço para os estudantes poderem aprender mais sobre meio ambiente, sustentabilidade e mudança climática”, disse o secretário. 

 

Veja também

Sedentarismo: prejuízo para a saúde
SEDENTARISMO

Sedentarismo: prejuízo para a saúde

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas
RACISMO

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas

Newsletter