Logo Folha de Pernambuco

UMBANDA

Recife sedia II Fórum Nacional de Umbanda do Norte Nordeste

Lideranças de todo o país discutem a preservação do meio ambiente durante o encontro

Adriana Bezerra sacerdotisa de Umbanda e de IfáAdriana Bezerra sacerdotisa de Umbanda e de Ifá - Foto: Rodrigo Alves/ Divulgação

Com formato inédito no país, o Fórum Nacional de Umbanda (FNU) é o primeiro evento criado para a Umbanda no Norte Nordeste e este ano abordará o tema: “A Umbanda e o Meio Ambiente” num encontro para criar soluções de sustentabilidade e readaptação da religião como contribuição para o meio ambiente, dentro da sociedade. O FórumNacional de Umbanda acontece nos dias 09 e 10 de Novembro, o Museu da Abolição, no bairro da Madalena. 

“ Para a Umbanda a natureza é a presença de Deus na terra e a sua preservação faz parte do alicerce de nossa religião”, diz Adriana B, mãe de santo, cantora, compositora e criadora do evento.

Para falar sobre a programação e importância do evento, Adriana B, sacerdotisa da Umbanda e do Ifá, conversou com a âncora Patrícia Breda, Rádio Folha 96,7 FM, nesta sexta (25) e adiantou que na manhã do domingo (3/11), haverá uma ação no Marco Zero do Recife, com distribuição de diversas mudas. O objetivo é chamar a atenção da população para a questão da preservação do meio ambiente e divulgação do Fórum.

Acompanhe a entrevista completa acessando o player abaixo

A iniciativa também existe para difundir a Umbanda, fortalecer as lideranças nacionais, reconhecer o valor cultural da religião de matriz africana, garantir a fruição cultural da população local e de visitantes e promover a Cultura de Paz. Também é um encontro que propicia a troca de saberes, dando visibilidade à Umbanda e a necessidade do enfrentamento à intolerância religiosa. Tudo isso em um momento único, compartilhando, com a sociedade, os saberes ancestrais.

São dois dias intensos de atividades com feira gastronômica, exposição de artesanato e literatura, mesas de diálogo, palestras, lançamentos de livros e uma gira coletiva, ritual específico da Umbanda. A data de realização do fórum é simbólica e especial: no próximo dia 15 de Novembro, a Umbanda, como instituição religiosa, completa 116 anos. Foi nesta data, em 1908, o médium Zélio Fernandino de Moraes, anunciou a criação dela no Brasil.

Na abertura do II Fórum Nacional da Umbanda, no dia 09 de Novembro, 10h, o destaque, é a mesa redonda composta por 35 dirigentes para a criação do “manual de melhores práticas umbandistas para o meio ambiente” e o “Selo Terreiro Suatentável”, a ser distribuído de forma digital para todo o país, como forma incentivo para novos hábitos sustentáveis no culto religioso. Nos dois dias do evento, temas como a segurança nos terreiros, a soberania alimentar, saúde mental nos terreiros, legalização desses espaços religiosos e a justiça climática e o racismo ambiental, por Igor Travassos do Green Peace, dentre outros, serão debatidos entre os pais e mães de santo.

O Fórum é formado por 35 lideranças, divididas em 8 Estados: Acre, Rio de Janeiro, João Pessoa, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. 

Estão sendo esperados 50 dirigentes e 12 deles participam da programação oficial do evento. De Pernambuco, participam representantes religiosos de Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Vitória de Santo Antão, Igarassu e Olinda, mas há ainda os dirigentes de cidades como Rio Branco (AC), Fortaleza e Ubajara(CE), Rio de Janeiro e Sepetiba (RJ), Natal(RN), Chapada dos Guimarães (MS), São Paulo, Mairiporã, Taubaté e Indaiatuba (SP)

No primeiro dia, a programação começa às dez da manhã e segue até às 19h.. No segundo dia, a partir das nove da manhã até às 20h.. O evento é aberto ao público com inscrições no site da Sympla.

Serviço:

Dias: 09 e 10 de Novembro 

Local: Museu da Abolição - Rua Benfica, 1150 - Madalena

As inscrições para as palestras são realizadas pelo site da Sympla, com valor social de R$13,00 + 1kg de alimento não perecível. 

Mais informações e programação completa na página do Instagram: @forumnacionaldeumbanda

Mãe Adriana Bezerra
@casadesaolazaro.pe 

Sacerdotisa de Umbanda e Ifá
É iniciadora de uma nova árvore de Ifá na Umbanda; Dirigente da Casa de São Lázaro; 
Idealizadora do Fórum Nacional de Umbanda; Criadora da escola preparatória de médiuns: GEUS (Grupo de Estudos da Umbanda Sagrada - desde 2019), onde ministra cursos na linha da Umbanda Sagrada formando em média cem novos umbandistas por ano; 
Mãe Adriana realiza sessões semanais gratuitas àos visitantes, no bairro de Candeias, região metropolitana do Recife e atende sua comunidade com ações solidárias durante todo ano. 
Mãe Adriana é artista da música brasileira desde 1989, onde é conhecida como Adriana B.

 

 

 

Veja também

Obesidade e envelhecimento aumentam riscos de câncer
CÂNCER

Obesidade e envelhecimento aumentam riscos de câncer

Central de Saúde Bucal do Sassepe, no Recife, atinge mais de 16 mil atendimentos em 2024
saúde

Central de Saúde Bucal do Sassepe, no Recife, atinge mais de 16 mil atendimentos em 2024

Newsletter