Relação entre mudanças climáticas e doenças respiratórias é tema do Canal Saúde; ouça
O âncora Jota Batista, da Rádio Folha 96,7 FM, conversou sobre o assunto com a otorrinolaringologista Leila Freire
O inverno está se aproximando. Este período, marcado por mudanças climáticas como a chuva e o frio, intensifica um combo de doenças, por conta dos ambientes fechados e com pouca circulação de ar. Sintomas como nariz entupido, coriza, espirros e coceiras no nariz, nos olhos e na garganta são característicos da rinite - doença que afeta 25% dos brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.
Para tratar do assunto, o âncora Jota Batista conversou, nesta edição do Canal Saúde, com a otorrinolaringologista e cirurgiã da face Leila Freire.
A convidada alertou para os cuidados que se deve ter para evitar doenças como a rinite, inclusive em relação à higienização de objetos e ambientes.
"Prevenção é sempre muito bom. Devemos higienizar sempre o ambiente. Criança que tem alergia deve evitar contato com poeira, bichos de pelúcia devem ser colocados em plásticos. Lavar bastante o nariz com soro fisiológico também ajuda bastante, além de evitar medicações aleatórias. Sempre consulte seu médico ou sua médica para poder ter uma orientação adequada em relação a isso", pontuou a convidada.
Leila Freire explicou, ainda, os diferentes tratamentos da rinite e as possíveis formas de identificar a manifestação da doença, pregando um cuidado especial em relação aos alérgicos.
"Quem é alérgico vai ter sempre alergia. Então, às vezes, há períodos de melhora e períodos de piora. Deve-se evitar tapete, carpete, cortina em casa, tirar tudo e higienizar bem o ambiente. Tem um somatório que você pode atrelar com as medicações, os sprays nasais, a lavagem nasal. Mas, isso tudo depende de orientação médica, seja um alergologista, um otorrinolaringologista e, às vezes, até um pneumologista", disse a convidada.
Confira esta edição do Canal Saúde na íntegra, acessando os players abaixo: