Riscos da higienização incorreta dos olhos são debatidos no Canal Saúde; ouça
O âncora Jota Batista conversou no Canal Saúde, da Rádio Folha 96,7 FM, com a oftalmologista Ceres Pereira Kreimer
Em tempos de pandemia, os olhos viraram o foco das maquiagens e a tendência parece ter vindo para ficar. Por isso, é preciso ter atenção quanto ao uso contínuo de produtos e à higienização incorreta, fatores que podem gerar irritação nos olhos.
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) aponta que duas em cada 10 mulheres apresentam problemas oculares decorrentes do uso inadequado de maquiagens na região dos olhos.
Para tratar do assunto, o âncora Jota Batista conversou, nesta edição do Canal Saúde, com a oftalmologista Ceres Pereira Kreimer.
"Apesar de os olhos terem um sistema natural bem importante de proteção, desde a lágrima, as pálpebras, os cílios, as sobrancelhas, a gente está sempre em contato com vento, com ar-condicionado, com poluição e, fora isso, com a maquiagem, que vai ter uma série de produtos que vão estar em contato praticamente direto com os olhos", disse a convidada.
Ceres Pereira Kreimer valorizou o crescimento da conscientização sobre a higiene, que veio com o cenário pandêmico. Por outro lado, ela lembrou que isso aumentou a utilização de maquiagem na região dos olhos.
"A higiene dos olhos tem que ser um procedimento diário, da mesma forma que a gente tem cuidado com cabelo, com pele, com dentes, com unhas. Então, é necessário esse cuidado de evitar estar tocando nos olhos com as mãos sujas - o que vai ser um veículo de germes, podendo causar inflamações e infeccções", pontuou a oftalmologista.
A convidada deu, também, orientações sobre o uso adequado de produtos de maquiagem, enfatizando que as lentes de contato podem demandar um aumento nos cuidados.
Confira esta edição do Canal Saúde na íntegra, acessando o player abaixo: