Logo Folha de Pernambuco

CANAL SAÚDE

Saiba como cuidar do coração nas festas de fim de ano

O exagero de comida e bebida alcoólica no final de ano pode gerar problemas de saúde

O exagero de comida e bebida alcoólica no final de ano pode gerar problemas de saúdeO exagero de comida e bebida alcoólica no final de ano pode gerar problemas de saúde - Foto: Canva

Os exageros habituais do final de ano podem comprometer a saúde, principalmente a de quem tem doenças de base, como hipertensão, diabetes e obesidade. Excessos de comida e bebida alcoólica, gastos além da conta, stress, depressão e a obrigação de parecer feliz nas comemorações podem estimular problemas de saúde.

Foi o que explicou o cardiologista e professor Domingos Melo, entrevistado do âncora Jota Batista no Canal Saúde desta segunda-feira (18).

Tem que ter cuidado redobrado, pra começar o ano com o pé direito. Nessa época de festas de final de ano, os exageros acontecem com muita frequência, principalmente relacionado ao uso de bebida alcoólica e a alimentos com quantidade exagerada de sal, o que termina aumentando o risco de crises de pressão alta e outras doenças”, destacou Domingos Melo.

Correlacionada com outras doenças no coração, a obesidade também é tida como uma comorbidade que merece atenção, como explica o cardiologista.

A obesidade tem que ser encarada como doença e tratada assim. A dica é para fechar a boca e evitar bebidas alcoólicas, estimular mais a proteína, como ovo, carne, queijo, etc.”

Ainda segundo o médico Domingos Melo, a desidratação, para quem é hipertenso ou diabético, pode causar problemas mais graves principalmente nesse início de verão.

Tanto nas festividades quanto no período de verão é muito importante se manter hidratado. A bebida alcoólica desidrata, e tem de ser acompanhada sempre com água, ou água de côco. A quantidade sugerida é de 35ml por quilo de peso. Se você tem 60 kg, 2L de líquido por dia é ideal, podendo aumentar de acordo com sua atividade física", frisou o cardiologista.

Se necessário, busque ajuda médica prévia. Durante esse tempo, mantenha o equilíbrio, faça o uso correto de seus medicamentos, tenha um tempo para exercícios físicos, mantenha uma boa hidratação.

Você pode escutar o podcast através do link abaixo:

 

Veja também

Quando se preocupar com a duração de um quadro de virose?
VIROSES

Quando se preocupar com a duração de um quadro de virose?

Natal sem fome: Mãos Solidárias distribui 200 marmitas e presentes em ceia natalina no Recife
Natal

Natal sem fome: Mãos Solidárias distribui 200 marmitas e presentes em ceia natalina no Recife

Newsletter