A saúde do coração durante as festas de fim de ano: como cuidar e prevenir problemas
Evitar exageros nesta época do ano é fundamental para manter a saúde cardíaca em dia
O fim de ano é uma época de celebração, mas também um período que pode impactar negativamente a saúde do coração. O excesso de álcool, alimentos gordurosos e sal, além da privação de sono, contribuem para casos de arritmia e outros problemas cardíacos. Estudos mostram que o estresse e a mudança repentina nos hábitos podem sobrecarregar o coração, especialmente em pessoas com doenças preexistentes.
Nos Estados Unidos, a chamada Holiday Heart Syndrome (Síndrome do Coração de Feriado) destaca como os eventos de fim de ano elevam os riscos à saúde do coração. O aumento de emergências por arritmias e até infartos nessa época reforça a necessidade de equilíbrio. Dormir bem, evitar exageros e priorizar hábitos saudáveis são estratégias fundamentais para prevenir problemas cardíacos.
Para proteger a saúde do coração, recomenda-se a moderação em festas e maior atenção à prática de exercícios físicos. Pesquisas indicam que ao menos 150 minutos de atividade moderada por semana podem reduzir em 30% o risco de complicações cardíacas. Adotar uma alimentação equilibrada e reduzir o estresse são passos essenciais para manter o bem-estar durante e após as festas.
Nesta quinta-feira (05), Jota Batista, âncora da Rádio Folha 96,7 FM, conversou no Canal Saúde com o cardiologista Carlos Japhet que falou com mais detalhes sobre o assunto
Acompanhe a entrevista completa acessando os players abaixo
O cardiologista Carlos Japhet alertou para os excessos no período de final de ano, onde naturalmente acontecem mais festas, mais confraternizações e é importante ter moderação para não sobrecarregar o sistema cardíaco.
“O excesso de comida, de açúcar, de álcool podem vir afetar o coração fazendo com que você tenha uma alteração na sua pressão arterial, isso tudo leva a uma sobrecarga para a função cardíaca.”
Japhet também destacou que não se deve deixar de seguir a rotina natural, mesmo nos períodos de festas.
“Então é importante a gente alertar que as pessoas devem comer e beber com moderação. Além de não esquecer de se hidratar que é fundamental, não esquecer de fazer a sua rotina de atividade física e não deixar de tomar sua medicação”