Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE MENTAL

Saúde mental: Impactos do etarismo sobre a saúde mental da mulher

Saúde mental e etarismo: 32% das mulheres acima dos 50 sofrem com desemprego por conta da idade

Foto: freepik.com

A saúde mental pode ser deteriorada em consequência do etarismo também está associado à deterioração da saúde mental. Isso é o que revelou análise que incluiu 422 estudos de 45 países, realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS. Cerca de 96% dos estudos que examinaram a relação entre o etarismo e a saúde mental encontraram evidências de que o etarismo influiu nas condições psiquiátricas.

A saúde mental dessas mulheres ainda pode ser diretamente afetada pela falta de oportunidade no mercado de trabalho? E a cobrança pelo padrão de beleza? Existem casos de mulheres que não gostam de revelar a idade e as que sempre buscam oferecer o padrão de beleza mais aceito pela sociedade. Isso também pode adoecer essas mulheres e causar sofrimento?

Além disso, todos vão envelhecer, homens e mulheres, como ter qualidade de vida? Existe algum plano para ter uma melhor idade mais tranquila?

Para falar sobre o assunto com mais detalhes, Jota Batista, âncora da Rádio Folha 96,7 FM, conversou no Canal Saúde com a psicóloga, Márcia Karine que falou mais sobre o etarismo
 

 Psicóloga Márcia Karine, Foto: Divulgação 

 

“Quando a gente fala em etarismo a gente tá falando justamente nesse estigma que está associado ao envelhecimento, então as pessoas começam a ouvir frases como “você não é capaz de fazer isso”, “você não tem idade para isso” já escutei uma frase assim “porque não tá cuidando dos netos em casa”, então parece que é para que você saiba que não é jovem. Justamente esse preconceito relacionado ao envelhecimento que as pessoas mais velhas sofrem pela sua idade.”

 
Ficou interessado? Ouça o podcast completo acessando o player abaixo.
 


 

A especialista falou dos países que mais sofrem com o etarismo
 

“Principalmente em países que são mais envelhecidos. Existem países em que a população é mais idosa. E aí as pessoas mais novas tendem a ter esse preconceito, principalmente no mercado de trabalho, porque um jovem ele entra cheio de energia achando que tem várias ideias, só que o idoso dentro desse mercado de trabalho, ele tem expertise e o conhecimento, a maturidade que o jovem ainda não tem. E infelizmente pessoas mais velhas sofrem muito.”
 
 

Veja também

Newsletter