CANAL SAÚDE

Sopro no coração: saiba o que é e como tratar

O cardiologista Heitor Medeiros foi o entrevistado do Canal Saúde desta segunda-feira (24)

Foto: Pexels

O sopro no coração, na maioria dos casos, não é grave. Na verdade, ele não chega a ser uma doença em si, mas um sinal de que algo pode não estar bem no sistema cardiovascular. No entanto, há casos mais raros em que o ruído estranho percebido nos batimentos do coração pode ser patológico e estar associado a situações mais graves. Para falar sobre o assunto, o âncora Jota Batista conversou com o cardiologista Heitor Medeiros, no Canal Saúde desta segunda-feira (24), veiculado pela Rádio Folha 96,7 FM.
 
No caso de crianças, segundo o cardiologista, o sopro no coração pode ser comum e não representar problemas maiores, mas que precisa da devida avaliação de um pediatra.

Em torno de 40% a 50% das crianças podem ter o sopro no coração e ser funcional, sem nenhuma repercussão pelo resto da vida da criança. Então, quando o pediatra disser que tem um sopro, ele vai avaliar adequadamente para afirmar se aquilo é normal ou se pode trazer algum tipo de doença para aquela criança”, explicou.

O médico abordou, também, os exames feitos para diagnosticar o sopro no coração, além da ausculta do profissional de saúde com estetoscópio.

O exame mais comum que é realizado é o ecocardiograma, juntamente com o eletrocardiograma, que é um exame mais simples. Com esses dois exames, a gente consegue dar o diagnóstico da maioria dos casos dos pacientes que têm sopro no coração”, afirmou.

A entrevista na íntegra está no Podcast Canal Saúde. Você escuta clicando no player abaixo, ou no seu agregador de podcast preferido.

 

Veja também

Fundação Altino Ventura amplia atendimentos e firma parceria para inclusão profissional
SAÚDE

Fundação Altino Ventura amplia atendimentos e firma parceria para inclusão profissional

Sesc Caruaru recebe "Quatro Luas", inspirado no universo de Frederico García Lorca
PALCO GIRATÓRIO

Sesc Caruaru recebe "Quatro Luas", inspirado no universo de Frederico García Lorca

Newsletter