Logo Folha de Pernambuco

CONEXÃO CAFÉ

Torra do café: uma arte ou ciência?

Barista Alan Cavalcanti conversa com o Mestre de Torra, Eudes Santana.

Torra de CaféTorra de Café - Foto: Divulgação

O café é a semente da fruta do cafeeiro. Para essa semente se transformar na famosa bebida, ela precisa ser processada, torrada e moída. É importante saber algumas das mudanças pelas quais o grão do café passa durante o processo de torra. A torrefação é uma mistura de ciência e arte, onde o melhor resultado é obtido pelo equilíbrio entre esses dois fatores. Durante esse processo fundamental na cadeia de produção do café, os elementos do grão passam por reformulações estruturais como consequência do calor aplicado (essa é a parte científica).

A parte artística é onde o mestre de torra entra em ação. Ele ajusta o calor aplicado, o fluxo de ar, a velocidade do tambor, a quantidade de café torrado por cada leva assim como outros fatores, que influenciam diretamente o resultado final do grão torrado.

No Conexão Café, desta quinta-feira (18), O barista Alan Cavalcanti conversou  com o Mestre de Torra e sócio proprietário do Kaffe Torrefação e Treinamento da Kaffe , Eudes Santana. Há cinco anos no mercado de cafés especiais, ele tem certificação como Mestre de Torra pela Cafeotech Educação e Classificação e Análise Sensorial pela Academia de Café.

“A torra é uma ciência, mas a habilidade do mestre de torra a torna uma arte. São reações físico-químicas que acontecem durante o processo de torra que você precisa ter conhecimento de todos os processos que estão acontecendo para dominá-los e fazer as chamadas intervenções. Ou seja, fazer os ajustes no equipamento no momento certo, da forma correta, para que você consiga extrair o melhor do sensorial do café”, disse Eudes Santana.

O programa Conexão Café vai ao ar todas as quintas-feiras às 13h, trazendo diversas curiosidades e novidades do universo cafeeiro. As entrevistas vão ao ar pelo dial da Rádio Folha 96,7 FM, pelo canal do YouTube da emissora e Facebook da Folha de Pernambuco. Todos os episódios até então veiculados podem ser ouvidos a qualquer momento pelo podcast Conexão Café no Spotify, Deezer e SoundCloud. 

Escute:

 

Veja também

Newsletter