TRE-PE lança Central de Libras para atender eleitores e dá dicas para o dia do voto
O Diretor Geral do Tribunal Regional Eleitoral do estado, Orson Lemos, deu dicas para os ouvintes da Rádio Folha FM
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lançou, nesta segunda-feira (26), Dia Nacional do Surdo, uma Central de Libras para atender eleitores surdos e com deficiência auditiva. O objetivo é esclarecer as dúvidas desses eleitores sobre as questões relativas às eleições de forma acessível, buscando atender de forma específica o público surdo. O atendimento será feito através do suporte de um profissional intérprete de Libras, via chamada de vídeo no Whatsapp. O serviço estará disponível durante os próximos sábado (01) e domingo (02), véspera e dia da eleição, das 7h às 16h. Ainda dentro das ações de acessibilidade, pela primeira vez, todas as urnas eletrônicas estarão adaptadas com a linguagem de libras (surdos) e braile (cegos ou baixa visão).
Mais de sete milhões de eleitores aptos a votar irão às urnas em Pernambuco. Neste ano, o estado conta com mais de 20 mil urnas eletrônicas em cerca de 120 zonas eleitorais, incluindo o arquipélago de Fernando de Noronha. Este ano, nove mil novas urnas foram recebidas pelo TRE-PE e serão utilizadas exclusivamente na Região Metropolitana do Recife. Nesta segunda (26), o Diretor Geral do Tribunal Regional Eleitoral do estado, Orson Lemos, foi entrevistado no programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7, para esclarecer dúvidas importantes acerca das eleições de 2022.
Orson explicou que o TRE vem monitorando as redes sociais para averiguar as notícias falsas., de acordo com a lei aprovada em 2019, que prevê de dois a oito anos de prisão para quem divulga fake news com intuito eleitoral.
Nós fizemos um convênio pela primeira vez com o setor de informática da Universidade Federal de Pernambuco. Monitoramos tudo o que aconteceu nas redes por um mês. Esta semana, algumas pessoas estão sendo notificadas sobre esse assunto. O primeiro passo é excluir a notícia falsa. Não teve nenhum processo ainda porque nós chegamos a pessoas que repassaram a fake news sem saber que era informação falsa, mas se tiver suspeita de crime, nós vamos abrir o processo criminal”, afirmou.
O diretor do TRE de Pernambuco reiterou, também, que o eleitor não poderá levar o celular para a cabine de votação e deverá deixá-lo com o mesário.
A questão do celular diz respeito à lei que incluiu a proibição de votar com o celular na cabine. Porém, com o tempo, permitimos que guardasse no bolso da calça e votasse. Agora, o Tribunal Superior Eleitoral não permite levar o celular à cabine de votação nem dessa forma. O eleitor vai ter que se dirigir ao mesário e colocar o aparelho de celular na mesa indicada por ele. A orientação dada aos mesários é que, se houver insistência, pode acionar o poder de polícia”, declarou o diretor.
Orson Lemos falou, ainda, sobre outras regras para o dia das eleições: o que vai ser, ou não, permitido fazer antes, durante e depois de votar no dia dois de outubro.
O eleitor pode ir votar pacífica e silenciosamente com o boné do seu candidato, enrolado na bandeira ou vestindo a camisa que quiser. Pode levar seu santinho para a cabine, não pode é distribuir santinho, ficar na esquina com a bandeira, pedir voto. Terminou de votar? Não fica na rua pedindo voto. Quem descumprir pode ser detido”, concluiu.
Para enviar uma denúncia referente às Eleições Gerais de 2022, o eleitor pode mandar e-mail para [email protected], ligar para o telefone gratuito 0800-081-2570 ou denunciar pelo aplicativo Pardal, encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. Quanto às pessoas interessadas no serviço de Libras do TRE, basta fazer uma ligação para o número (81) 3194-9370, assim, poderão tirar dúvidas sobre onde votar, como votar, que documentos apresentar e muito mais.
A entrevista completa está no canal do YouTube da Folha de Pernambuco. Você também pode assistir pelo player abaixo: