Logo Folha de Pernambuco

CANAL SAÚDE

Vai começar uma atividade física? Saiba quais cuidados ortopédicos antes de iniciar o exercício

Quem aborda o tema é o ortopedista Rodrigo Castro, no Canal Saúde desta sexta-feira (17)

Foto: Pexels

A prática de atividade física faz bem à saúde. No entanto, existem alguns cuidados que devemos ter antes da realização de atividades físicas. A ausência desses procedimentos pode comprometer a qualidade da atividade e o bem-estar da pessoa. Para falar mais sobre o assunto, Jota Batista conversou com o ortopedista Rodrigo Castro, nesta quinta-feira (17), no Canal Saúde, que pode ser acompanhado pelo dial da Rádio Folha FM 96,7 ou pelo canal do YouTube e Facebook da Folha de Pernambuco.

O especialista explicou que é interessante que as pessoas procurem o ortopedista sobre um treino específico antes de iniciar a atividade. 

“Existem sim algumas condições do ponto de vista ortopédico que são relacionadas a dores articulares, e dores de lombalgia, dor nas costas, a problemas de tendinite em que as pessoas vêm procurar para saber sobre treinos específicos. Quanto a este aspecto, é importante a pessoa entender que o treino para articulação envolvida, ele deve evitar cargas excessivas que sejam em cadeias fechadas ( quando ocorre uma pressão direta na articulação), como por exemplo, no joelho”, explicou o especialista.


Para finalizar, o ortopedista Rodrigo Castro falou sobre o uso de calçados que diminuem os danos a coluna, joelho e quadril. 

“O uso de um calçado que tem um amortecedor se torna interessante à medida que você diminui o impacto do coxim do calcâneo e consequentemente a transmissão desse impacto para o joelho e quadril”, finalizou Rodrigo Castro. 


Quer ouvir essa entrevista na íntegra? Acesse o link do nosso podcast e ouça na sua plataforma de áudio preferida.
 

 

Veja também

Afoxé Oxum Pandá celebra 30 anos com novo show neste domingo
SHOW

Afoxé Oxum Pandá celebra 30 anos com novo show neste domingo

Endometriose: como identificar e tratar
ENDOMETRIOSE

Endometriose: como identificar e tratar

Newsletter