Logo Folha de Pernambuco

MANDIOCA

Alex Atala vai a Harvard para falar sobre a ciência por trás da mandioca

O chef brasileiro é convidado da temporada 2024 da Science and Cooking Lecture Series, projeto da universidade norte-americana

Alex AtalaAlex Atala - Foto: Jairo Goldflus/Divulgação

O chef Alex Atala é o primeiro brasileiro convidado a participar da temporada de 2024 da Science and Cooking Lecture Series, realizada pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos. 

Ele fará uma reflexão sobre a ciência milenar utilizada no desenvolvimento dos derivados da mandioca e sobre sua importância na cultura e culinária brasileira.

Sobre o tema  “A ciência por trás da tapioca: notas sobre fermentação e cultura brasileira”, Alex Atala fará uma palestra aberta ao público, no dia 11 de novembro, e dará uma aula, na manhã do dia 12, para cerca de 200 alunos da Harvard.

Science and Cooking Lecture Series
O projeto, criado em 2010 pela Universidade Harvard, em parceria com os espanhóis Ferran Adrià e José Andrés, reúne professores da instituição, importantes chefs e especialistas da gastronomia mundial para apresentar as ciências que existem nas diferentes técnicas de cozinha.

Um dos mais importantes chefs do País e nome à frente dos restaurantes Dom e Dalva & Dito, em São Paulo (SP), Alex Atala desenvolve um trabalho de pesquisa gastronômica com foco nos biomas brasileiros.

Autor do livro “Mandioca: manihot utilissima pohl” (Ed. Alaúde), Atala conta que sua proposta é levar uma reflexão sobre o processo de fermentação que ocorre na mandioca e valorizar essa ciência originária brasileira, que já era praticada “muito antes de o Brasil se ro Brasil”.

“A fermentação faz parte de todas as camadas que derivam da mandioca. Vira goma, vira líquido, vira farinha. Quando a gente fala de ciência, será que só se refere à ciência moderna? A ciência milenar não será tão valiosa quanto?”, questiona. 

Alex Atala também celebra o convite para estar em Harvard, falando sobre o assunto.

“Eu já fui convidado duas vezes pela Harvard, mas não pude ir. Agora deu certo”, conta Atala. “Já palestrei na UCLA e em Yale, mas Harvard é sempre uma grande referência para todos nós. Este é o momento da concretização de um grande trabalho” , conclui o chef.
 

Veja também

Nannai celebra 4 anos em Noronha com jantar harmonizado e brinde com Veuve Clicquot 
aniversário

Nannai celebra 4 anos em Noronha com jantar harmonizado e brinde com Veuve Clicquot 

Pizzaria Ôpa tem produção de massa de fermentação natural no meio da Serra da Mantiqueira
Campos do Jordão

Pizzaria Ôpa tem produção de massa de fermentação natural no meio da Serra da Mantiqueira

Newsletter