Logo Folha de Pernambuco

Receita

Aprenda a fazer três sabores diferentes de cocada

Coco é versátil! Mesmo ingrediente, três receitas: tradicional, de coco queimado e de maracujá

Cocada tradicional, de coco queimado e de maracujáCocada tradicional, de coco queimado e de maracujá - Foto: Paullo Almeida / Folha de Pernambuco

Se tem uma sobremesa tipicamente brasileira, ela é a cocada. Com pouquíssimos ingredientes, e muito fácil de preparar, é sempre uma ótima receita para adoçar o paladar após o almoço ou para assistir aquela série acompanhada de uma água bem gelada. O chef Guilherme Freitas, professor do Instituto Gastronômico das Américas (@igarecife), ensina a preparar o doce em três sabores: tradicional, coco queimado e maracujá, mudando apenas alguns ingredientes e o modo de preparo. Quer aprender? Tome nota!

RECEITA
Três sabores de cocada (branca, queimada e de maracujá)
(Por Guilherme Freitas. Instagram: @chefguifreitas2)

Ingredientes
200g de leite condensado
300 de açúcar cristal 
200g de coco ralado fresco ou fresco 
100ml de água (para o sabor de maracujá, a água é substituída pela polpa de duas frutas)
Obs: para a versão de coco queimado, a receita acrescenta canela em pau e cravo-da-Índia

Modo de preparo:
O primeiro passo é fazer uma calda de açúcar em ponto de fio. Em uma panela, misture a água (ou a polpa de maracujá) com o açúcar. O ponto de fio pode ser atingido observando o líquido com uma colher, quando escorrer formando um fio mais consistente, está pronto. Também é possível usar um termômetro culinário, atingindo a temperatura de 115ºC

Quando a calda de açúcar no ponto de fio estiver pronta, junte o coco ralado e deixe cozinhar até ele enxugar na calda. Quando secar, adicione o leite condensado até a massa do doce desprender da panela. Para uma cocada mais cremosa, deixe cozinhar por menos tempo.

Para uma maior consistência, deixe secar mais tempo na panela. O tempo de cozimento varia de acordo com a potência do fogão, mas gira em torno de 20 minutos para a tradicional a de maracujá e 30 minutos a de coco queimado - para este sabor, é preciso acrescentar o cravo e a canela em pau e deixar na panela mais tempo, sempre mexendo, até escurecer bem a massa. Ponha num tabuleiro e deixe esfriar até endurecer. Bom apetite!

Rendimento: 10 porções

Veja também

Noronha e seus infinitos sabores
FOLHA TURISMO

Noronha e seus infinitos sabores

Nannai celebra 4 anos em Noronha com jantar harmonizado e brinde com Veuve Clicquot 
aniversário

Nannai celebra 4 anos em Noronha com jantar harmonizado e brinde com Veuve Clicquot 

Newsletter