Logo Folha de Pernambuco

Páscoa

Aprenda como harmonizar pratos da Semana Santa com o vinho certo

Especialista dá algumas dicas para as escolhas que vão preencher as taças

Existe tipo ideal de vinho para as receitas tradicionais de Páscoa?Existe tipo ideal de vinho para as receitas tradicionais de Páscoa? - Foto: Divulgação

Leia também

• Ovos de Páscoa artesanais: veja onde adquirir o seu

• Britney Spears posta vídeo de ovo de chocolate feito por confeitaria em Rondônia

A Semana Santa se aproxima e com ela as tradições culinárias também. Independente das peculiaridades de cada região brasileira, dois ingredientes não faltam na mesa da Sexta-Feira da Paixão: peixe e chocolate. Além do acompanhamento etílico tradicional desse ritual: uma boa taça de vinho paraa companhar o ritual.

Para quem pretende acertar em cheio a combinação entre comida e bebida, vale seguir algumas dicas de profissional. Se o seu almoço de Páscoa for uma bacalhoada, por exemplo, já não há uma tirania de harmmonização - o prato pode ser combinado tanto com vinho branco quanto com vinho tinto. 

De acordo com Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, uma boa opção de branco para acompanhar a receita é um rótulo português resultado do blende das uvas arinto, chardonnay e fernão pires. É o caso do Capote Velho Reserva Regional Lisboa Branco 2019 - que tem corpo médio e frescor. 

Ms se sua "vibe" é mesmo o vinho tinto, opte por algum tipo que não seja pesado nos taninos, pois pode comprometer o sabor final da combinação, trazendo um gosto metálico ao paladar.

Já quando a seara é a sobremesa de chocolate, atente para essas dicas da especialista: para cair bem com alguma receita à base de chocolate branco, prefira um vinho do Porto Burmester extra dry white (branco seco), por proporcionar equilíbrio perfeito entre acidez e doçura, com notas frutadas. Se a base for de chocolate amargo, vá vinho do Porto tinto do tipo Ruby.

 

Veja também

Newsletter