Logo Folha de Pernambuco

HORTA EM CASA

Aprenda passo a passo a fazer uma horta em casa; siga nossas dicas

Empresa especializada em sementes ensina como acertar no cultivo

Que tal ter seus próprios vegetais em casa?Que tal ter seus próprios vegetais em casa? - Foto: Freepik

Leia também

• Tropicalidade na cozinha: confira a entrevista com o chef colombiano Jaime Rodrigues

• Chef Janaína Torres Rueda é Eleita Latin America's Best Female Chef 2023 

No calendário de estações do ano, pelo menos oficialmente, estamos em pleno outono - mesmo que, no Recife, os termômetros apontem temperaturas de alto verão.

Mas é nesta época em que alguns ingredientes despontam no seu auge do sabor e quantidade. Qual tal cultivar na sua própria casa seus vegetais preferidos?

Quem dá as dicas certeiras para não errar no preparo da horta caseira - tem coisa mais desanimadora do que plantar sementinhas e elas não vingarem? - é o time da Isla Sementes.

Um dos principais motivos para que a hortinha não vingue é que algumas cultivares não são adequadas para plantar naquele período em determinadas regiões. 

hortaliças que precisam de climas frios para se desenvolver, outras de climas mais quentes e outras, ainda, de climas  amenos. Confira as dicas da empresa especializada em sementes para ter sucesso na horta doméstica.

Em todo o Brasil, as variedades a seguir são de fácil adaptação: acelga, agrião, aipo, alho-poró, almeirão, beterraba, bebola, cebolinha, cenoura de inverno, chicória, couve manteiga, ervilha, espinafre, jiló, mostarda, nabo, rabanete, repolho de inverno, rúcula, salsa e manjericão.

Já nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de Minas Gerais - abóbora, abobrinha, berinjela, coentro, couve-flor, feijão vagem, melancia, melão, pepino, pimenta, pimentão e tomate são abundantes.

Como plantar?
Plantar não tem segredo, mas requer cuidado e atenção. Após escolher a semente de sua preferência, defina o local que fará o plantio como um vaso ou floreira. É importante que o recipiente fique localizado em um espaço que tenha acesso à luz do sol, para facilitar no desenvolvimento da cultivar.

Em seguida, preencha o recipiente com substrato, faça um furo de aproximadamente 2 cm, acrescente a sua semente e cubra com um pouco de terra. Regue com uma quantidade de água que umedeça levemente a terra. Acompanhe o desenvolvimento da cultivar e não deixe de regar diariamente o seu plantio.

O ponto de colheita levará em conta o ciclo da planta escolhida que pode variar. É importante seguir as instruções que estão no verso dos envelopes de sementes para que você tenha uma hortaliça com bom crescimento.


 

Veja também

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro
50 BEST 2024

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem
ENCERRAMENTO

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem

Newsletter