Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Aveia é ingrediente útil no ganho de massa magra

Melhoria no trânsito intestinal ajuda o corpo no processo de hipertrofia

AveiaAveia - Foto: Leo Motta/Folha de Pernambuco

Um ingrediente corriqueiro nas gôndolas de supermercado é também um componente essencial na dieta de quem procura o ganho de massa magra. A aveia, através de benefícios como ser fonte de fibras, proteínas e gorduras insaturadas vem sendo prescrita com frequência por nutricionistas esportivos, por ser um produto que ajuda na manutenção da dieta dos marombeiros.

Tamanha importância se dá exatamente pelo conjunto da obra. Para início de conversa, este é um cereal com poder antioxidante, que auxilia na prevenção do aparecimento de doenças imunológicas, gastrointestinais e cardíacas. Quem segue um treino à risca precisa desse combo de proteção, no momento em que o organismo recebe outros componentes úteis ao cardápio de hipertrofia.


“Ela é rica em fibra, que, teoricamente, o corpo não absorve, porque não temos como quebrá-la. Motivo para inserirmos uma quantidade que ofereça ao intestino o que a gente chama de prebiótico, útil ao fluxo intestinal”, explica o nutricionista esportivo Nasto Rabelo, reforçando que este cuidado se dá na alimentação rica em carboidratos. “Para o intestino ter uma microbiota variada e facilitar o consumo de carboidratos complexos, como batata-doce e inhame”, completa o especialista.
Com o intestino em dia, é mais fácil o organismo absorver melhor os nutrientes necessários para o ganho de massa muscular. “Sem falar que aveia tem índice glicêmico de médio para baixo. Isso garante que a gente não tenha uma liberação de glicose tão rápida para o sangue e, dependendo do que está associada à dieta, pode deixar a liberação mais fracionada de carboidrato”, completa Nasto. Mesmo sendo essa tal fonte de carboidrato, seu consumo não favorece o ganho de peso, já que a ingestão, com quantidade recomendada por nutricionista, ajuda na sensação de saciedade.


Recomendações
De acordo com a nutricionista Aline gomes, a aveia naturalmente não tem glúten em sua composição, porém, o consumo não é recomendado para portadores de doença celíaca, pois, normalmente, ela é cultivada no mesmo terreno do trigo, da cevada e do centeio que possuem glúten, ocorrendo durante a colheita, a contaminação cruzada.
Atento a isso, os benefícios só serão percebidos com um consumo de água adequado. “Estima-se que um adulto deve ingerir mais de dois litros por dia. Pois, se o consumo de fibras na alimentação for aumentado sem a ingestão correta de líquido, o efeito pode ser inverso, dificultando o funcionamento do intestino e causando a “prisão de ventre”, destaca Aline, completando ainda que as fibras insolúveis estão relacionadas com a prevenção do câncer no intestino. “Elas são capazes de reter substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas no trato gastrointestinal durante os processos digestivos”, diz.
A ingestão deve variar de acordo com a idade, o sexo e o consumo energético, sendo a média adequada em torno de 25g ao dia.

Veja também

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)
releitura

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)

Noronha e seus infinitos sabores
FOLHA TURISMO

Noronha e seus infinitos sabores

Newsletter