Boa alimentação ajuda a prevenir doenças renais
Entre outras funções, os rins eliminam toxinas no sangue, participa no processo de ativação da Vitamina D no organismo
O rim é um órgão que ajuda o corpo humano em vários aspectos, por isso existe um dia dedicado só para ele neste mês de março, então celebrado no último dia 10.
Entretanto, é preciso ficar atento ao seu funcionamento, pois, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBF), uma em cada dez pessoas no mundo sofre com alguma doença renal. E um dos pilares que pode ajudar a prevenir consequências graves para o organismo é a alimentação.
Primeiro, é preciso entender qual é a sua função. A nutricionista Ana Karla explica como eles agem no corpo. "Além de participar no processo de ativação da Vitamina D no organismo, os órgãos estão ligados ao balanceamento químico dos líquidos do corpo, controlando, assim, as concentrações de sódio e fazendo parte da eliminação de toxinas no sangue pelo sistema de filtração, na própria anatomia do órgão’’, detalha.
Causas de doenças renais
Alguns fatores influenciam no aparecimento de enfermidades renais: histórico familiar, questões comportamentais - como a prática ou não de exercícios físicos e uma boa alimentação, assim como cálculos renais (pedras), infecção no trato urinário. No entanto, de acordo com a nutricionista, vale salientar que as questões envolvendo os sintomas de problemas renais são muito despercebidas.
Leia também
• Do Parkinson ao câncer: ciência estuda novos benefícios do café
• Saiba como a boa alimentação pode evitar o famoso efeito sanfona
• Conheça alimentos que ajudam a prevenir a osteoporose
"A sociedade exige muito de nós, passamos muito tempo sentados, em pé, então temos dores na coluna, costas, cansaço e redução no volume de urina, porque ingerimos pouca água, mas são considerados sintomas. Espuma na urina indica o descontrole da albumina - sinal que o rim está funcionando adequadamente’’, explica.
A especialista ainda alerta para os chás emagrecedores. “Não conseguimos identificar, na maioria das vezes, o que tem nesses ‘blends’, as letras são pequenas e estão em inglês. Não sabemos qual erva está no produto, nem mesmo os compostos ativos, quantidade e até mesmo se possuem medicamentos, como inibidores de apetite. Por conta da estética, muitas mulheres aderem a esses chás, e eles podem causar consequências irreversíveis - problemas hepáticos, renais, cardiovasculares’’, diz.
Para prevenir
A especialista ainda aponta produtos que são ricos em nutrientes e que devem ser inseridos na rotina. "Frango, ovo, feijão, ervilha, brócolis são fontes de proteína. Peixes e chias possuem ômega 3. Iogurte regula a macrobiótica intestinal''.
E ainda em prol da saúde renal, Ana Karla indica que é necessário diminuir certos alimentos, principalmente processados, como carnes enlatadas, linguiça, presunto e sucos em pó. A água também é importante, pois, dentre várias funções, ela transporta nutrientes e elimina resíduos.
Serviço:
Nutricionista Clínica e Esportiva Ana Karla
Consultórios:
Av. Gov Agamenon Magalhães,4318 - Paissandu, Recife
Milton Souza Lopes, Galeria 213, sala 14 - Centro, Paulista
Instagram: @nutricionista_karla