Campanha quer transformar mariscada em Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco
Campanha busca impactar no desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária em dez cidades pernambucanas
Uma receita que mistura “frutos do mangue”, tradição e história. Essa é a mariscada, prato típico das regiões litorâneas do Nordeste brasileiro e que, em Pernambuco, ganhou pitadas de desenvolvimento social. É com essa proposta, reunindo gastronomia, valorização cultural, sustentabilidade e combate às desigualdades, que o Instituto Negralinda lança, nesta quarta-feira (20), a campanha “Oxe, Pernambuco tem mariscada sim, senhor!”.
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A iniciativa tem o objetivo de transformar o prato em patrimônio cultural imaterial do Estado. A cerimônia de lançamento será para convidados e ocorrerá no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, no Bairro do Recife.
“Essa iniciativa busca melhorar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades que vivem da cadeia produtiva do marisco. Nosso objetivo é atender as necessidades urgentes da população pesqueira, como: acesso à inovação, capacitação, geração de renda, acesso ao mercado direto sem o atravessador, além de ajudar a promover a igualdade social e a inclusão de grupos vulneráveis”, destaca o empreendedor social Edy Rocha, diretor Executivo do Instituto Negralinda e idealizador da proposta.
A campanha já conta com parceiros como a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e o Sebrae, que, há três anos, em parceria com o Instituto Negralinda, desenvolve o projeto socioambiental de empreendedorismo feminino “Marisqueiras Empreendedoras”.
Segundo Edy Rocha, é fornecido qualificação às marisqueiras e pescadores artesanais. Um trabalho que, atualmente, beneficia marisqueiras e pescadoras de 10 municípios do litoral pernambucano e contribui no combate às desigualdades sociais, promovendo educação, saúde e bem-estar por meio do empreendedorismo colaborativo, alcançando 850 mulheres.
Lançamento
Durante o lançamento da campanha, serão apresentados detalhes de como os interessados poderão apoiar a iniciativa.
“O nosso objetivo com a campanha é transformar a mariscada em um prato regional reconhecido, para que, por meio da Gastronomia do Mangue, seja possível fortalecer a cadeia produtiva, capacitar as marisqueiras e criar mais lugares que forneçam a mariscada, contribuindo também com o turismo gastronômico, o qual Pernambucano já é referência”, complementa a chef Negralinda.
De acordo com o Cadastro de Pescadores Artesanais do Litoral de Pernambuco, realizado em 2019 pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Semas), atuam no Estado cerca de 11.367 pescadores e pescadoras artesanais. No entanto o segmento ainda enfrenta dificuldades relacionadas à qualificação das organizações, referentes aos aspectos sanitários (infraestrutura para beneficiamento e comercialização), problema ambiental (pesca predatória) e de gestão e planejamento das colônias.
Mariscada
Ensopado de mariscos e outros frutos do mangue, como sururu, camarão e tainha, a mariscada é feita tipicamente à base de leite de coco fresco e temperos opcionais. As receitas são diferentes em vários lugares do Brasil e carregam as tradições afro-indígenas.
Em Pernambuco, uma das receitas mais populares é a da chef Negralinda, servida em um bistrô comandado por ela na Ilha de Deus, Zona Sul do Recife, e que há mais de dez anos conquista os paladares dos pernambucanos e de turistas de várias partes do País.