Logo Folha de Pernambuco

Sabores

Carne crua pode oferecer riscos à saúde

Fique atento à procedência da carne vermelha e dos peixes crus para evitar contaminações

Carne pode trazer riscos à saúdeCarne pode trazer riscos à saúde - Foto: Arte

Pode-se tudo em nome de uma experiência gas­tronômica, certo? Er­ra­do! Principalmente quando se trata de alimentos consu­midos crus, como a carne ver­melha servida no carpaccio ou ela super mal passada, na versão bovina ou suína. Isso, sem falar no famigerado peixe cru apresentado na tão rica culinária japonesa. O alerta é para o comensal conhecer a procedência desses alimen­tos no local de consumo, seja numa feira ou mes­mo no restaurante, de olho nas possíveis contaminações por diversos microrganismos.

Aos carnívoros de plantão o alerta de cuidado é para contágios por bactérias, fungos e leveduras. “A carne é um dos alimentos mais perecíveis que existem. É um alimento rico em água, proteínas, minerais, além de outros nutrientes essenciais. Devido a isso, fornece excelentes condições para o crescimento dos mais diversos microrganismos”, adianta a nutricionista Renata Motta. Só para citar alguns vilões, há risco de salmonela - responsável por diarreias - e a tênia - verme parasita.

“No salmão podemos encon­trar listeria ou Diphyllobothrium latum. A parasitose tem início através da ingestão de carne mal cozida que conte­­nha os ovos do parasita. Es­­ses ovos podem se fixar na parede do intestino e causar a teníase que apresenta como sintomas náuseas, dor abdominal e emagrecimento. A cis­ticercose também pode ser uma doença relacionada com a ingestão de carne crua, podendo causar manifestação mais grave, uma vez que os ovos podem atingir o sistema nervoso central”, acrescenta a especialista.

O ponto ideal
Embora os riscos lembrem um verdadeiro filme de terror, é possível ter um consumo seguro, ainda de acordo com a nutricionista. “Verificar a procedência da matéria-prima desde o recebimento, se foi conservada refrigerada a 4º C ou congelada a no mínimo -10º C, e se foi preparada com os cuidados de higiene”, aponta. O famoso ponto ideal é sob temperatura no centro geométrico do alimento de, no mínimo, 70º C.

Veja também

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)
releitura

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)

Noronha e seus infinitos sabores
FOLHA TURISMO

Noronha e seus infinitos sabores

Newsletter