Logo Folha de Pernambuco

Sabores

Casa de Mira, em Gravatá, inicia festejos juninos, sábado (1º), com forró e tempero regional

Forró na Casa de Mira é a novidade dos sábados no mês de junho no restaurante comandado por Dona Mira, no distrito centenário de Mandacaru, a dez quilômetros do Centro gravataense

Miriam Gomes da Silva, a Dona Mira, cozinheira de GravatáMiriam Gomes da Silva, a Dona Mira, cozinheira de Gravatá - Foto: Anderson Souza/Divulgação

Ela já faz muita gente subir a serra só para provar do seu tempero. E agora, quer atrair também com aquele forrozinho. Miriam Gomes da Silva, a Dona Mira, cozinheira famosa de Gravatá, inicia os festejos de junho neste sábado, 1º de junho, promovendo o Forró na Casa de Mira, que vai unir o melhor da culinária regional afetiva servida no restaurante, com o autêntico forró pé de serra.

Ocupando o mesmo lugar há seis anos, um espaço que está mais para sítio, com quintal, muitas plantas e móveis que o deixam com cara de casa de avó, no Loteamento Arboredo, a Casa de Mira é um dos atrativos do distrito de Mandacaru, que em 2024 completou cem anos.

Sobre a cozinheira
Aos 66 anos de idade, Mira – e seus familiares têm uma história longa para contar: o avô dela já era cozinheiro em festas, muito antes de existirem os tradicionais bufês de hoje. O dom da cozinha foi legado a filhos e netos, e antes de Mira, era Dona Maria Guia que encarava as panelas para ganhar o pão. Ainda hoje, seus bolos regionais, como o de milho e o manuê (espécie de pé de moleque rústico) são famosos em Mandacaru e servidos com cafezinho, de cortesia, sempre após o almoço.

Herdeira maior da tradição familiar na cozinha, Mira faz questão de preparar tudo à moda antiga, no fogão à lenha, com temperos caseiros, insumos naturais. A costela – carro-chefe do restaurante – cozinha vagarosamente durante horas, para derreter na boca dos clientes; o mesmo ocorre com o cupim bovino. Mas no fogão à lenha de Mira tem muito mais. Tem chambaril, sarapatel de bode e suíno, feijão de corda temperadinho, escondidinho de charque, galinha guisada, fava e outras iguarias regionais que todo bom pernambucano precisa provar pelo menos uma vez na vida.

Aliás, todo brasileiro, todo visitante que a Gravatá vai, deveria experimentar. E se não foi ainda, aproveita que sábado, a partir das 12h e até as 16h, tem forrozinho ao vivo, com Léo do Acordeon. Cuida e aprecia a vista linda nos dez quilômetros de subida de Gravatá a Mandacaru (a estrada está um tapete!).

SERVIÇO:

Forró na Casa de Mira – Loteamento Laboredo, s/n, Mandacaru, Gravatá. F.: (81) 98101-8241. Mais no @restaurantecasademira_ Couvert: R$ 10.

Veja também

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)
releitura

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)

Noronha e seus infinitos sabores
FOLHA TURISMO

Noronha e seus infinitos sabores

Newsletter