Sabores

Chefs de cozinha apresentam sua gastronomia nas redes sociais

Mundo digital passou a ser o foco de influenciadores e criadores de conteúdos de gastronomia

Chef Dona Carmem Virgínia reforçou sua imagem nas redes sociais depois da pandemiaChef Dona Carmem Virgínia reforçou sua imagem nas redes sociais depois da pandemia - Foto: Ed Machado / Folha de Pernambuco

O mercado gastronômico ganhou popularidade no País depois do sucesso de programas de TV, reality shows culinários e da maior procura por alimentação saudável e bem-estar. Nesta nova fase para o setor, com o advento das redes sociais e das ferramentas digitais e diante dos desafios da pandemia, o universo online passou a ser o foco de influenciadores e criadores de conteúdos de gastronomia. 

Mercado digital
Que o diga a chef Paola Carosella com suas receitas postadas em seu perfil no Instagram. Por aqui, os chefs Bruno Lins e Gi Nacarato também fazem do aplicativo um canal de comunicação útil. Já o paulista Gui Poulain se dedica às várias dicas gastrôs. "Comida gera muito engajamento, então existe uma evolução muito grande desse mercado gastronômico digital, inclusive de criadores de conteúdo especializados em diversos segmentos. Eu percebo que a gastronomia tem feito um uso espetacular de tecnologias, seja com as plataformas digitais ou equipamentos/utensílios ou mesmo com as redes sociais, que ajudam muito a popularizar", explica Rô Gonzaga, professora e coordenadora de gastronomia da Faculdade Senac de Petrolina.

Pandemia e suas alternativas
Além da especialização culinária, os chefs passaram a acumular a demanda por produzir seus conteúdos para as plataformas digitais e isso se acentuou com a crise sanitária da Covid-19. "Com a pandemia houve um movimento muito maior para essa migração. Houve a necessidade de aparecer, de estar na mídia de outra forma", explica Rô. 

"A gastronomia se tornou muito mais acessível, tanto no conhecimento das culturas alimentares ao redor do mundo quanto no compartilhamento das técnicas de preparos, com os youtubers cerca de 10 anos atrás popularizando receitas e, agora, com as redes sociais do momento, onde qualquer pessoa consegue ser protagonista", avalia a professora, que foi convidada para ser jurada de um episódio do masterchef gravado em Recife graças ao Instagram. "Eu empreendo na área de gestão e estou construindo minha imagem e autoridade através das redes sociais também. Todo mundo está na internet. Quem não está, perde uma grande chance", argumenta.

Foi justamente em razão das medidas sanitárias que atingiram o setor gastronômico que a chef Dona Carmem Virgínia, proprietária do restaurante Altar viu a necessidade de se reinventar para aderir às novas tecnologias. Vendo sua principal renda na época comprometida, decidiu apostar tudo nas redes sociais, depois  de ser contratada pela agência de Preta Gil, que investe em influenciadores digitais no Brasil. "Fui reformulando minhas estratégias através de minha chegada na Mynd que já faz esse papel muito bem na vida de vários influencers e artistas, que eu disse: Não da pra tá aqui, não dá pra não entregar tudo de mim para merecer isso", lembra Dona Carmem.

Conteúdo de engajamento
Foi como comentarista do Big Brother Brasil que Dona Carmem encontrou seu nicho. Questionando o motivo dos ingredientes disponíveis para os participantes da xepa serem considerados de qualidade inferior, criou o programa Comida de quinta, que está no ar há um ano, propondo receitas maravilhosas com esses insumos inspirados na casa do BBB. "São ingredientes riquíssimos, Com teor de nutrientes maravilhosos e uso sempre em casa. Imagina dizer que fígado, rabada, miúdos é coisa ruim? Pode ser usado como punição pra alguém. Esse conceito está errado e nas comidas de quintas eu ajudo desconstruir isso", diz a cozinheira.

Junto com o engajamento do público, as marcas passaram a procurar Dona Carmem. Na estreia do BBB desse ano, ela conquistou 30 mil seguidores em uma semana, a partir de análises da comida e os participantes que escolhiam errado o que comprar na Casa. "E isso só aumenta! Antes da estreia do BBB eu estava com 67 mil seguidores e agora eu estou com 116 mil, sem ser fake, sem compra de nenhum. E no Twitter me tornei forte também", comemora Dona Carmem, que recentemente estreou o space comida de quinta, no Twitter, a pedido do seu público, apenas para postar sons o sons da cebola refogando, o bife selando, o feijão borbulhando entre outros fetiches culinários.

Instagram
Dona Carmem Virgínia
(@carmemvirginia)
Gui Poulain (@guipoulain)
Paola Carosella (@paolacarosella)
Rô Gonzaga (@ro_gonzaga)
Bruno Lins (@brunulins)

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