Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Com os nutrientes certos é possível blindar o organismo contra o câncer de mama

Frutas, verduras e grãos estão na lista de ingredientes úteis ao fortalecimento do corpo

Melancia, morango e laranja entre as frutas benéficas ao organismoMelancia, morango e laranja entre as frutas benéficas ao organismo - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O mês de outubro traz uma reflexão importante sobre os cuidados contra o câncer de mama. Entre as atenções básicas de prevenção, uma pode passar despercebida na rotina agitada. A boa alimentação, voltada para o aporte de nutrientes antioxidantes e enriquecedores do sistema imunológico, ajuda a diminuir as chances de desenvolvimento da doenço. Tanto, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 30% desses tumores podem ser evitados com hábitos de vida saudáveis, a começar pelo consumo à mesa.

É claro que os riscos de desenvolver a doença estão ligados a fatores como genética, desequilíbrio hormonal e idade. Mas, ainda assim, é possível blindar o organismo contra os radicais livres, independentemente do histórico individual. Mas antes de entender qual nutriente é eficaz nesse processo, O World Cancer Research Fund (WCRF) afirma que a ligação entre a ingestão alimentar e o tumor pode ser atribuída ao efeito indireto de nutrientes especÍficos sobre o câncer de mama, devido à sua influência na inflamação, dano e reparo do DNA, estresse oxidativo e modificações genéticas. 

Segundo a nutricionista Adriana Stravo uma boa referência alimentar está na dieta mediterrânea, rica em ômega 3, encontrada em peixes gordurosos, como salmão, sardinha e cavala. Ainda de acordo com a especialista, estudos comprovam que a quercetina, um pigmento flavonoide encontrado em várias frutas, vegetais e folhas, atua com propriedade antitumorial. Isso através de brócolis, cebola, pimentão, alcaparra, limão, uva, trigo e sarraceno.

“Estudos sugerem que os efeitos protetores da quercetina resultam a morte de células cancerosas e restauração de genes supressores de tumor”, diz Adriana Stavro. A lista do bem continua com ervas e especiarias. Leia-se salsa, alecrim, orégano, tomilho, cúrcuma, curry e gengibre. “Estes incluem vitaminas, ácidos graxos e antioxidantes. O orégano é fonte de vitaminas como A, C, K e zinco, ferro, magnésio, cálcio e potássio. Além disso, possui propriedades antioxidantes que ajudam a combater doenças degenerativas”, detalha a especialista.

No estudo de agosto de 2020 sobre o consumo de cebola e alho, em Porto Rico, os resultados mostraram que o alto consumo desses ingredientes protegeram contra o câncer de mama nessa população. A análise quanto a grãos integrais, como quinoa, arroz integral, aveia, arroz selvagem e cevada também apontou que a alta ingestão pode estar associada a um risco reduzido de câncer de mama.


Mais alimentos

Vegetais verdes
Brócolis, couve e espinafre possuem fibras, vitaminas e minerais. Combo útil para o bom funcionamento do organismo

Frutas vermelhas
Morango, acerola e framboesa, por exemplo, possuem flavonoides - uma substância antioxidante
 
 
Frutas cítricas
Laranja, maracujá e abacaxi são ricas em vitamina C, que fortalece a imunidade
 
 
Castanhas em geral
amendoim, amêndoa e avelã possuem vitamina E, que também age contra os radicais livres
 
  
Chia
Ajuda a reduzir a absorção de gordura e a formação de substâncias tóxicas no intestino 

Veja também

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro
50 BEST 2024

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem
ENCERRAMENTO

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem

Newsletter