Logo Folha de Pernambuco

RECEITA

Comemore o Dia Nacional do Pão de Queijo preparando a receita em casa; aprenda

O lanche é a comida mais famosa de Minas Gerais e faz sucesso em todo o Brasil

Fácil de fazer, pãozinho, que alguns consideram biscoito, leva poucos ingredientesFácil de fazer, pãozinho, que alguns consideram biscoito, leva poucos ingredientes - Foto: Reprodução Internet

Leia também

• Aprenda o passo a passo com segredos da omelete francesa e uma versão regional

• Bolo de noiva: saiba a origem da receita que está prestes a se tornar Patrimônio de Pernambuco

Não há nada mais mineiro do que pão de queijo quentinho fazendo dupla com café passado na hora.

Lanche venerado por brasileiros dos quatro cantos do País, o pãozinho de textura mista - por dentro meio liguenta, por fora quase crocante - tem um dia para chamar de seu.

Hoje, 17 de agosto, é o Dia Nacional do Pão de Queijo, o que serve como mais um bom pretexto para sair correndo comprar uma porção, ou se empolgar para fazer o quitute em casa. 

A origem do pãozinho
Os registros históricos mais prováveis sobre o surgimento da receita apontam para o ano de 1750, quando a argopecuária no estado de Minas Gerais passou a se especializar na produção de leite e laticínios derivados. 

À época, o estado sudestino não consumia em larga escala a farinha de trigo tradicional, que era importada, mas dispunha de produção de mandioca - que é o ingrediente base do polvilho. 

Ainda segundo relatos, os primeiros pãezinhos eram feitos com aparas de queijo endurecido misturado ao polvilho. Mais tarde, leite e ovos foram acrescentados ao preparo. 

A receita nos dias de hoje
Atualmente, a receita mais comum do pão de queijo, que por muitos é considerado um biscoito, leva polvilho doce ou azedo, ovos, leite, um tipo de gordura (banha de porco, óleo vegetal, manteiga) e, obviamente, queijo - preferencialmente do tipo mineiro, melhor ainda se for curado, como o minas frescal e o icônico queijo Canastra, detentor de Indicação Geográfica (IG).

Agora, vamos ao que realmente interessa. Que tal reunir os ingredientes necessários e providenciar uma bela fornada do pãozinho mais amado do Brasil?

Aprenda com um dos maiores especialistas em panificação natural do Brasil, Luiz Américo Camargo, que ensina no seu livro "Direto ao Pão" (Editora Panelinha em parceria com o Senac, 2019) o preparo tradicional. 

RECEITA
Pão de queijo
Do livro "Direto ao Pão"

Ingredientes:
125 g de polvilho azedo
125 de polvilho doce
150 g de queijo meia-cura ralado grosso
240 g (ou ml) de água
50 g de banha
2 ovos
Sal a gosto

Modo de preparo:
Ferva a água com a banha, misture com os polvilhos (para escaldar). Espere esfriar uns minutinhos, junte os ovos, o sal, o queijo, agregue bem, modele (20 a 24) bolinhas, asse por uns 20 minutos a 220º C.

Veja também

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)
releitura

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)

Noronha e seus infinitos sabores
FOLHA TURISMO

Noronha e seus infinitos sabores

Newsletter