Logo Folha de Pernambuco

Nutrição

Como a alimentação pode ajudar a ter uma boa noite de sono

Mais da metade dos brasileiros tem dificuldades para dormir e a mudança de hábitos, incluindo uma dieta equilibrada, pode ajudar a mudar o quadro

Junto com uma alimentação balanceada e atividade física, ter uma boa noite de sono garante para você melhor disposiçãoJunto com uma alimentação balanceada e atividade física, ter uma boa noite de sono garante para você melhor disposição - Foto: Cláudio Scott/Pixabay


Ter uma boa noite de sono é essencial para o funcionamento do corpo durante as atividades diárias. Contudo, fatores sociais, externos, impactam na qualidade do sono, como estresse e fazer uso contínuo de celular. Segundo dados da Associação Brasileira do Sono (2019), 65% da população do País tem problemas de qualidade de sono, sendo a insônia uma das queixas mais comuns. Todavia, há mudanças que podem ser feitas para melhorar a condição, uma delas é seguir uma dieta equilibrada. 

Distúrbios do sono 
De acordo, com o Ministério da Saúde, os distúrbios do sono se caracterizam pela sonolência diurna exagerada. Além disso, é comum a pessoa apresentar alterações do humor, da memória e das capacidades mentais, como aprendizado, raciocínio e pensamento, e até mesmo irritabilidade e ronco. A organização, inclusive, informa que alguns fatores influenciam na dificuldade para dormir como, por exemplo, a permanência na cama só para descansar, elaboração de pensamentos e planejamentos na hora de dormir, dar atenção às preocupações e até mesmo ruídos do ambiente. 

Na hora de dormir... 
Tendo um papel primordial em todos os aspectos do corpo, a nutrição ajuda a reduzir sintomas dos distúrbios do sono. Ter uma alimentação balanceada e investir em certos alimentos é ideal. "É interessante incluir abacaxi, kiwi, ameixa, tomate. Além de amendoim, castanha-do-Pará e castanha-de-caju porque são fontes de serotonina, precursora da formação da melatonina (hormônio do sono). Aconselho consumir esses alimentos duas horas antes de dormir, pois é o momento em que se consegue iniciar a fase de digestão e o estômago começa a trabalhar melhor’’, indica a nutricionista Ana Karla. 

A especialista também sugere o consumo de uva e chás. "Além desses alimentos, também se deve incluir no momento da ceia, e se não fizer ceia, inclui no jantar, a uva, por exemplo, e até mesmo o suco desta fruta integral porque ela tem um antioxidante natural que vai ajudar no processo do sono e ainda de emagrecimento e de hipertrofia. Chás calmantes como o de camomila e hortelã são opções", diz.  

O que não fazer 
Para ter uma noite melhor, não são indicados chás de canela, verde e preto porque possuem cafeína e acabam mexendo com o sono. “Apesar de algumas pessoas serem mais resistentes à cafeína, ela consegue afetar o sono, isso porque aumenta a ansiedade, gerando dependência e bloqueia os canais de adenosina (uma das moléculas envolvidas no sono natural)", alerta a profissional. 

Aliás, pelos mesmos motivos que a cafeína, não é interessante ingerir, próximo à hora de deitar, chocolate, álcool e muito menos carne vermelha - rica em gordura e dificulta a digestão. A nutricionista aconselha ter outros hábitos, além da boa alimentação. 

“Diminuir a luz, não ter televisão no quarto, organizar o horário de mexer no aparelho eletrônico no quarto e praticar atividade física, pois durante o exercício acontece a produção do hormônio do bem-estar, que diminui o estresse a ansiedade", conclui. A Associação Brasileira do Sono também orienta evitar o tabagismo e procurar um médico ou especialista para averiguar a situação. 

Serviço
Nutricionista clínica e esportiva Ana Karla   
Endereço: av. Gov. Agamenon Magalhães, 4318, Paissandu (Recife) e rua Milton Souza Lopes, Galeria 213, Sala 14 (Paulista )        
Instagram:  @nutricionista_karla

Veja também

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)
releitura

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)

Noronha e seus infinitos sabores
FOLHA TURISMO

Noronha e seus infinitos sabores

Newsletter