Logo Folha de Pernambuco

Inverno

Como manter uma alimentação equilibrada no inverno? Confira dicas

Nutricionista orienta sobre os alimentos que devem ser inseridos em dias de queda de temperatura

Reforço: a hidratação não deve ser esquecida durante o invernoReforço: a hidratação não deve ser esquecida durante o inverno - Foto: Divulgação

Leia também

• Que tal uma lasanha sem glúten com abobrinha e berinjela?

• Confira receita do Caldo Nordestino Nutritivo, vencedora de concurso nacional

Basta o termômetro apontar uma leve queda de temperatura para a gente tirar os casacos do armário e, mesmo que de forma inconsciente, recorrer a alimentos mais gordurosos e calóricos.

"Isso se deve, em parte, ao fato de o metabolismo acelerar no frio, como uma estratégia do organismo para manter a temperatura corporal, comenta Jussiara Corsini, nutricionista da Tasty Salad Shop, franquia de alimentos saudáveis e funcionais.

“É comum observarmos que durante o inverno há uma inclinação em direção a alimentos mais calóricos, muitas vezes negligenciando o seu valor nutricional. Contudo, é fundamental estarmos conscientes dos danos que uma alimentação desequilibrada pode causar, especialmente durante esse período de maior atividade metabólica”, destaca Jussara. 

A nutricionista separou cinco dicas para ajudar a manter as refeições mais equilibradas durante o frio, confira:

Aposte em sopas e caldos
Para não deixar os legumes e verduras geralmente consumidos em saladas totalmente de lado, abuse no preparo de sopas e caldos. Uma boa opção são sopas com abóbora, batata-salsa e legumes mais “pesados”, como brócolis, cenoura e pimentão, que ajudam a manter a saciedade.

Consuma proteínas grelhadas
Além de fornecerem nutrientes essenciais, as proteínas desempenham um papel fundamental na sensação de saciedade, ajudando a controlar a fome ao longo do dia. Vale ressaltar que o método de preparo grelhado contribui para a redução de gorduras, tornando a escolha mais saudável e benéfica para a dieta.

Atenção extra à hidratação
Procure manter sempre uma garrafa de água por perto para atingir os 2 litros mínimos de ingestão diária. Opte também pelo consumo de chás, que hidratam e esquentam o corpo, e sucos naturais de frutas cítricas, que auxiliam na ingestão de vitamina C, essencial para prevenir resfriados.

Troque alimentos comuns por versões integrais
Para aumentar a ingestão de fibras e prolongar a saciedade em dias frios, prefira o consumo de arroz, macarrão e outros alimentos na versão integral.

Aposte em termogênicos
Alguns ingredientes, chamados de termogênicos, ajudam a elevar a temperatura corporal. São eles: gengibre, cacau, pimenta e chá verde. 

Veja também

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro
50 BEST 2024

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem
ENCERRAMENTO

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem

Newsletter