Logo Folha de Pernambuco

Sabores

Como o setor de gastronomia está se virando?

Saiba o que bares, restaurantes e cafeterias criaram para não zerar as vendas durante a quarentena

O chef Heleno Jr. adaptou seus brigadeiros para vender na PáscoaO chef Heleno Jr. adaptou seus brigadeiros para vender na Páscoa - Foto: Divulgação

Desde que o comércio de praia foi suspenso no litoral pernambucano, Talita Santos, 22, não pôde mais vender os drinques que costuma fazer na Barraca de Pingo, em Boa Viagem. Ela, sua família e os funcionários tiveram que pensar rápido para não amargar tanto prejuízo no período de quarentena. A primeira ação foi anunciar uma vaquinha online pelo Instagram chamando os clientes para doarem qualquer valor. Agora, a intenção é usar o dinheiro que entrar para lançar o delivery dos caldinhos de feijão marisco e sururu, além, claro, das bebidas ‘turbinadas’ por Talita.

Assim como a Barraca de Pingo, outros estabelecimentos estão de olho no delivery e no chamado ‘pegue e leve’. Segundo pesquisa feita com 60 integrantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE), 52% mantêm o delivery, o drive-thru e o take away - inclusive com índices de crescimento de venda. “A dica que nós damos é trabalhar um cardápio leve, que tenha um marketing digital agressivo, ofereça promoções e prime por qualidade, fazendo o prato chegar como se fosse oferecido no restaurante”, diz o presidente da entidade, André Araújo.

Depois de ver o faturamento chegar a zero por três dias de pontos fechados, a equipe da Docecleta resolveu focar na entrega de brownie congelado, do jeito que é encontrado em muitas casas no Recife. Resultado: a venda ficou em 17%, comparado ao funcionamento normal e com estimativa de chegar a 30% na Páscoa. “A gente viu que era uma oportunidade oferecer a sobremesa congelada. Para ter ideia, começamos só com um dia de entrega e agora são dois”, diz ele, que atende via iFood e WhatsApp.

Quem também saiu do zero depois de adaptar a produção foi a equipe do Pina Cocktails. Eles criaram uma carta em que os drinques custam R$ 20 e são engarrafados a mão para atender os clientes das Zonas Sul e Norte, no pedido minimo de três bebidas. O tradicional negroni, por exemplo, dura 15 dias engarrafado e é só colocar gelo em casa.

Mais alternativas
A Vida é Bela Café e a Confeitaria de Origem apostaram em uma solução parecida. Ambas estão divulgando nas redes sociais um cartão que permite comprar agora e consumir depois quando tudo isso passar. Além, claro, de realizar as adaptações culinárias. De olho na Páscoa, o chef da Confeitaria, Heleno Jr. lançou brigadeiros nos sabores de queijo do reino, de café com amêndoas e de caramelo com amendoim, que são fáceis de transportar em copinhos americanos.

Leia também:
#fiqueemcasa e peça delivery
Gastronomia entra em asfixia por coronavírus

Já a equipe da Babylon Station correu para lançar uma plataforma online que organiza um esquema próprio de delivery. “A gente sabia que não poderia ser mais um. Por isso, também lançamos a ideia de o cliente comprar um hambúrguer e a gente doar outro. Semana passada foram mais de 200 entregues para pessoas em situação de vulnerabilidade no Recife”. No cardápio, saem todos os sanduíches, pratos congelados e chope - de olho no público que se programa para as lives do fim de semana.

E quem acha não haver chance para as operações de shopping, o RioMar Online, plataforma de vendas do mall, aponta o contrário. O sistema oferece um circuito gastronômico que permite escolher pratos e optar por descontos que chegam a 30%. Tem frete grátis e inclui operações como Douro In, Podre Juan, Campo da Serra, Eki, Kisu, Camarada Camarão e Armazém Guimarães.

Serviços:

Barraca de Pingo: @barracadepingo (vaquinha online)
Babylon Station: babylonstation.com.br (plataforma própria)
RioMar Online: compras.vivariomarrecife.com.br/produto-tag/promoções
Pina Cocktails: @pinacocktails
A Vida É Bela Café: @avidaebela.cafe
Confeitaria de Origem: @confeitariadeorigem
Docecleta: @docecleta


Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

 

Veja também

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)
releitura

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)

Noronha e seus infinitos sabores
FOLHA TURISMO

Noronha e seus infinitos sabores

Newsletter