Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Conheça alimentos que ajudam a prevenir a osteoporose

A condição afeta os ossos

Tomate e alimentos folhosos como um todo são ricos em vitamina KTomate e alimentos folhosos como um todo são ricos em vitamina K - Foto: Pexels

A osteoporose é uma condição que afeta os ossos, diminuindo sua densidade e agravando o risco de fraturas. Segundo dados da Federação Internacional de Osteoporose (IOF, na sigla em inglês), em 2019, 10 milhões de brasileiros já conviviam com a doença, que afeta homens e mulheres, a partir dos 45 anos.

Com isso, para fortalecer os ossos, é indispensável cultivar uma vida saudável, pois a estrutura óssea serve para a locomoção, além de proteger órgãos. Por esses e outros motivos é essencial atentar-se a uma aliada importante: a alimentação.

Além do cálcio

É fato que se alimentar bem traz inúmeros benefícios e ajuda prevenir doenças como a osteoporose. Desse modo, é aconselhável dar preferência a alguns alimentos - além do leite e seus derivados (queijo e iogurte), ricos em cálcio.

"Priorize castanha do Pará, caju, amendoim, tomate - que é uma ótima fonte de potássio, fósforo, ferro, magnésio. Alimentos folhosos como um todo, feijão e lentilha são fontes de vitamina K, que é responsável pela formação e reparação dos ossos. Além do mais, o boro evita a perda de cálcio e é encontrado em pêssegos, ameixas e uva-passa’’, indica a nutricionista Ana Karla. Fontes de ômega 3 – linhaça marrom, sardinha - também são boas pedidas.

Perigo para os ossos

Entretanto, o consumo em excesso de alguns produtos, principalmente industrializados, é prejudicial à saúde óssea e eles devem ser evitados.

"Café, sal e refrigerante". Este último acaba inibindo a absorção de vários micronutrientes. O excesso de fósforo no refrigerante impede que o cálcio ingerido seja levado pela corrente sanguínea, fazendo com que os ossos fiquem porosos, fracos, podendo causar osteoporose e lesões. No caso do café, o consumo acima de três xícaras diárias impede a absorção completa de cálcio. Já a ingestão exagerada de sódio aumenta a excreção de cálcio pela urina’’, aponta.

Olhar clínico

Além da boa alimentação, a nutricionista Alinne Lima também ressalta que é necessário dar atenção aos exercícios físicos. "Para que possam se manter fortes e saudáveis, os ossos precisam dos nutrientes certos, aliados a prática regular de exercícios. O cálcio, a vitamina D e a proteína são nutrientes essenciais para uma boa saúde óssea em qualquer fase da vida", diz a especialista.

Lima aponta que os idosos são os mais afetados pela osteoporose por causa da idade. "Com o passar do tempo, e o aumento da idade, é natural que haja um desgaste do corpo, causando o surgimento de doenças. Os ossos normalmente são atingidos durante essa fase, tendo em vista que se tornam mais frágeis com o passar do tempo e também são afetados pelos hábitos de vida". "Uma vida sem exercícios físicos e de má alimentação pode cobrar um preço alto em uma idade mais avançada", conclui.

SERVIÇO

Ana Karla (consultórios)

Endereço: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4318, Paissandu, Recife; rua Milton Souza Lopes, Galeria 213, Sala 14 - Paulista        

Instagram: @nutricionista_karla

Alinne Lima (consultório)

Endereço: rua José Bonifácio, 205, sala 206, Madalena

Instagram: @alinnelimanutri

Veja também

Newsletter