Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Conheça alimentos que ajudam a prevenir a osteoporose

A condição afeta os ossos

Tomate e alimentos folhosos como um todo são ricos em vitamina KTomate e alimentos folhosos como um todo são ricos em vitamina K - Foto: Pexels

A osteoporose é uma condição que afeta os ossos, diminuindo sua densidade e agravando o risco de fraturas. Segundo dados da Federação Internacional de Osteoporose (IOF, na sigla em inglês), em 2019, 10 milhões de brasileiros já conviviam com a doença, que afeta homens e mulheres, a partir dos 45 anos.

Com isso, para fortalecer os ossos, é indispensável cultivar uma vida saudável, pois a estrutura óssea serve para a locomoção, além de proteger órgãos. Por esses e outros motivos é essencial atentar-se a uma aliada importante: a alimentação.

Além do cálcio

É fato que se alimentar bem traz inúmeros benefícios e ajuda prevenir doenças como a osteoporose. Desse modo, é aconselhável dar preferência a alguns alimentos - além do leite e seus derivados (queijo e iogurte), ricos em cálcio.

"Priorize castanha do Pará, caju, amendoim, tomate - que é uma ótima fonte de potássio, fósforo, ferro, magnésio. Alimentos folhosos como um todo, feijão e lentilha são fontes de vitamina K, que é responsável pela formação e reparação dos ossos. Além do mais, o boro evita a perda de cálcio e é encontrado em pêssegos, ameixas e uva-passa’’, indica a nutricionista Ana Karla. Fontes de ômega 3 – linhaça marrom, sardinha - também são boas pedidas.

Perigo para os ossos

Entretanto, o consumo em excesso de alguns produtos, principalmente industrializados, é prejudicial à saúde óssea e eles devem ser evitados.

"Café, sal e refrigerante". Este último acaba inibindo a absorção de vários micronutrientes. O excesso de fósforo no refrigerante impede que o cálcio ingerido seja levado pela corrente sanguínea, fazendo com que os ossos fiquem porosos, fracos, podendo causar osteoporose e lesões. No caso do café, o consumo acima de três xícaras diárias impede a absorção completa de cálcio. Já a ingestão exagerada de sódio aumenta a excreção de cálcio pela urina’’, aponta.

Olhar clínico

Além da boa alimentação, a nutricionista Alinne Lima também ressalta que é necessário dar atenção aos exercícios físicos. "Para que possam se manter fortes e saudáveis, os ossos precisam dos nutrientes certos, aliados a prática regular de exercícios. O cálcio, a vitamina D e a proteína são nutrientes essenciais para uma boa saúde óssea em qualquer fase da vida", diz a especialista.

Lima aponta que os idosos são os mais afetados pela osteoporose por causa da idade. "Com o passar do tempo, e o aumento da idade, é natural que haja um desgaste do corpo, causando o surgimento de doenças. Os ossos normalmente são atingidos durante essa fase, tendo em vista que se tornam mais frágeis com o passar do tempo e também são afetados pelos hábitos de vida". "Uma vida sem exercícios físicos e de má alimentação pode cobrar um preço alto em uma idade mais avançada", conclui.

SERVIÇO

Ana Karla (consultórios)

Endereço: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4318, Paissandu, Recife; rua Milton Souza Lopes, Galeria 213, Sala 14 - Paulista        

Instagram: @nutricionista_karla

Alinne Lima (consultório)

Endereço: rua José Bonifácio, 205, sala 206, Madalena

Instagram: @alinnelimanutri

Veja também

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro
50 BEST 2024

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem
ENCERRAMENTO

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem

Newsletter